A gente até tenta adiantar as sensações de um mergulho de batismo, atividade em que se mergulha a uma profundidade de até 12 metros, guiado por um instrutor.

Mas a mente sempre vai mais longe, o ar parece querer faltar e o frio na barriga insiste em confundir mergulhadores de primeira viagem submarina.

Créditos: Rafael Esteves/Captain Dive

Rafael Esteves/Captain Dive

No último mês de janeiro, o Viagem em Pauta acompanhou um mergulho de batismo, na Ilha Grande, destino de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro.

O batismo é antecedido por uma explicação sobre os principais equipamentos usados em um mergulho, seguido de um breve treino para que o futuro mergulhador se acostume com aquela parafernália aquática, já na água mas ainda na superfície.

E, enquanto isso, o frio na barriga vai aumentando.

Mas pode ficar tranquilo porque isso é sinal de que, certamente, está prestes a acontecer uma das experiências mais fascinantes de suas viagens.

Máscara e nadadeiras postas, passo de gigante para pular no mar e vai começar aquilo que você tinha certeza que não iria conseguir fazer.

“Eu já tive o prazer de levar o pessoal da Terceira Idade, crianças e até uma pessoa com deficiência física. A gente se emociona junto porque é muito gratificante você permitir que a pessoa passe por aquela experiência”, estimula Tatiana.

E, quarenta minutos depois, a emoção vem à tona, na superfície.

“Foi muito melhor do que eu esperava. Parecia que eu estava em outro mundo”, descreve a carioca Cristiane Magalhães que, depois de três décadas visitando a Ilha Grande, decidiu, por fim, encarar um mergulho com cilindro.

– “E deu medo, em algum momento?”

– “Não, pelo contrário, deu vontade de quero mais”, completa Cristiane.

SAIBA MAIS
Captain Dive - Embora esteja localizada em Campinas, em São Paulo, essa escola de mergulho organiza saídas para alunos, em pontos de mergulho no Brasil, como Paraty e da Ilha Grande, e no exterior.
captaindive.com.br

Fernando de Noronha: um dos melhores pontos de mergulho do país

Imagem Autor

O Viagem em Pauta é o projeto pessoal do jornalista Eduardo Vessoni, profissional que atua com turismo desde 2008 e já colocou os pés em todos os continentes.

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.