Anvisa propõe avisos mais diretos em maço de cigarros

Desde 2001 as embalagens de cigarro no Brasil vêm com avisos e fotos fortes sobre os problemas que o tabagismo pode causar.

Agora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza consulta pública, até 26 de maio, para intensificar o conteúdo dessas advertências. Segundo a Agência, cigarros, fumo para narguilé e outros produtos estarão sujeitos às regras propostas.

Na proposta, são apresentadas frases com alertas que apontam efeitos reais do cigarro

A sugestão é alertar sobre os problemas decorrentes do consumo de cigarros com mensagens mais diretas como “Você brocha” e “Você morre “.

Em 2013 entraram em vigor as imagens que estão atualmente nas embalagens, bem como os alertas sobre “Fumaça Tóxica”, “Impotência”, “Gangrena” e “Infarto”. Ano passado os maços passaram a ter também avisos na parte frontal, além das fotos.

Na proposta, são apresentadas nove frases com alertas que apontam efeitos reais do cigarro como risco de parto prematuro, desenvolvimento de câncer e o peso psicológico do vício.

Os textos sugeridos são:

•   Você envelhece precocemente consumindo este produto.
•   Você, grávida, corre o risco de ter um parto prematuro, perder o bebê e até morrer, consumindo este produto.
•   Você morre de câncer de pulmão e enfisema consumindo este produto.
•   Você brocha e fica impotente consumindo este produto.
•   Você sofre o risco de trombose consumindo este produto.
•   Você tem câncer na boca, língua e esôfago consumindo este produto.
•   Você afasta as pessoas consumindo este produto.
•   Você destrói a saúde de quem está ao seu lado consumindo este produto.
•   Você perde a sua liberdade ao depender da nicotina consumindo este produto.

“A consulta traz apenas as imagens conceituais, já que o material ainda está em discussão e vai passar por uma aprovação final na Anvisa”, segundo o site.

A Agência também abriu consulta sobre novas regras para os pontos de venda de cigarros e outros fumígenos, aberta também até 26 de maio para voto popular. A proposta traz seis princípios que deverão ser cumpridos pelos estabelecimentos, entre as principais regras estão a proibição de associação do cigarro a êxito sexual, ou à prática desportiva, atribuição de propriedades calmantes, entre outros.

Tabagismo é maior causa de morte evitável no mundo

O tabagismo é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a maior causa de morte evitável em todo o mundo, segundo matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

A OMS estima que 40% da população mundial adulta, isto é, 2,8 bilhões de pessoas sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.