De acordo com informações divulgadas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás somente do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O câncer do colo do útero é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver, mas por causa das alterações das células, a doença é facilmente descoberta no exame preventivo. Por isso, o Minha Vida selecionou informações importantes para as mulheres poderem se prevenir contra esse tipo de câncer. Confira!

O que é o Câncer do colo do útero?

É um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. O colo do útero é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças.

Causas

A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

Prevenção

A melhor maneira de se prevenir é fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%. Vacinar-se contra o HPV também é uma medida eficaz para a prevenção do câncer de colo uterino. As vacinas disponíveis são abivalente e a quadrivalente.

Confira aqui mais informações sobre o câncer do colo do útero.