Dor de cabeça intensa e mais sintomas de tumores cerebrais
Um tumor no cérebro pode aparecer em qualquer idade e as causas são variadas e muitas vezes desconhecidas. Além de dores de cabeça persistentes, os sintomas podem incluir agitação motora e convulsão. De acordo com o neurocirurgião Sergio Hideki Suzuki, do hospital AC Camargo, é importante não se apavorar ao perceber algum desses sinais.
“Se um tumor cerebral for de fato diagnosticado, vale saber que muitos são benignos e outros tantos tratáveis com cirurgia, radioterapia, ou outras condutas terapêuticas”, comenta o Dr. Suzuki.
O primeiro passo é procurar um médico para entender o diagnóstico. Um tumor pode ser identificado em uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Esses dois exames conseguem dimensionar o tumor e dar sua localização exata.
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
Nesse caso ele deverá pedir exames complementares, tais como: eletroencefalograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros. Radiografias simples do crânio e do cérebro não ajudam muito no diagnóstico da grande maioria de tumores cerebrais.
Dependendo da localização, alguns tumores cerebrais podem apresentar sintomas específicos. Tais como:
- Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio. Acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência;
- Convulsões;
- Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo;
- Dificuldades motoras, ou para caminhar, ou executar tarefas simples;
- Alterações de personalidade ou de raciocínio;
- Dificuldade para falar.
Para saber mais sobre os tratamentos e tipos de tumores, confira esse artigo do site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.
Veja também: