Especialistas esclarecem mitos sobre o uso do micro-ondas

Pesquisadores da American Chemical Society, uma organização norte-americana de químicos, acabam de divulgar vídeos para esclarecer os mitos e verdades sobre alimentação e o uso do forno micro-ondas. As informações foram divulgadas pelo “Daily Mail“.

Em um dos vídeos, os cientistas falam sobre a radiação eletromagnética liberada pelo micro-ondas e explicam que ela não é prejudicial à saúde. “Nunca houve qualquer pesquisa para mostrar que os fornos de micro-ondas causam qualquer dano a longo prazo para as pessoas”, diz o vídeo.

Pesquisadores avaliam os benefícios do uso do micro-ondas

“A exposição prolongada à radiação pode ser prejudicial – mas existem regulamentos sobre quantas emissões pode vir de um micro-ondas”, explica o vídeo.

E, ao contrário do que diz a crença popular, os pesquisadores ainda apontam que esquentar a comida no micro-ondas pode ser uma boa maneira de conservar o valor nutricional de um alimento.

Em outro vídeo, os cientistas mostram os benefícios da comida congelada. Como eles explicam: “Quando os vegetais são escolhidos para congelamento, eles são colhidos no auge de sua maturidade – o que também significa, no auge de seu valor nutricional”. Veja os vídeos completos (em inglês) aqui.