Estudo indica que dieta rica em fibras pode evitar vírus da gripe
Pesquisadores australianos da Universidade de Monash fizeram um estudo com camundongos observando como a saúde dos bichos reagia com uma dieta rica em fibras. O resultado do estudo publicado na revista científica Immunity destacou que o sistema imunológico ficou mais forte contra o vírus influenza, causador da gripe.
Entre os alimentos ricos nesse composto, estão a aveia, folhas verdes, cereais e grãos, como feijão, ervilha e grão de bico.
De acordo com os autores do estudo, a fibra protege contra doenças inflamatórias crônicas ao amortecer respostas imunes através de ácidos graxos de cadeia curta. Também foi observado que a dieta aumentou a sobrevida dos camundongos infectados pelo vírus da gripe.
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
Agora, os cientistas querem investigar se as fibras poderiam ter um efeito nocivo em infecções, já que altera o sistema imune.
A infecção por influenza é uma das doenças virais mais comuns em todo o mundo. Estima-se que cerca de 20% da população mundial é infectada pelo vírus anualmente. Os sintomas da gripe geralmente aparecem de forma repentina, com febre, dores no corpo, dor de garganta, dor de cabeça e tosse.
Leia também: