Fotos íntimas revelam o rosto de mulheres africanas e europeias ao dar à luz

A fotógrafo sueca Moa Karlberg capturou imagens surpreendentemente íntimas de rostos de mulheres durante o parto. Seu objetivo com esse ensaio é destacar as diferenças nos cuidados de saúde entre as futuras mães da Europa e da África.

Karlberg e sua câmera marcaram presença em partos realizados em diferentes países do mundo, ficando ao lado de mulheres no momento do parto normal ou da cesárea por até 18 horas.

Na Europa, a fotógrafa percebeu que as mulheres tinham vantagem de contar com a ajuda de analgésicos e de uma equipe médica. Já na África, em países como a Tanzânia, as mulheres iam a clínicas que faltavam atendimento e recursos básicos, como anestesia e equipamentos.

Porém, embora em circunstâncias completamente diferentes, Moa explicou que ficou impressionada com a semelhança de expressão das mulheres. “Todo mundo passa pelas mesmas fases físicas, embora as mulheres europeias usem analgésicos que a maioria das mulheres da Tanzânia não tem acesso”, explicou ao site “Daily Mail”. Veja algumas imagens: