Grão-de-bico ajuda a emagrecer e a afastar a depressão

O grão-de-bico é um alimento rico em nutrientes que pode ser utilizado no preparo de diferentes pratos, como saladas, pastas, patês, sopas e até em doces.

Ele não é um dos alimentos mais baratos, mas vale a pena investir no grão-de-bico pois seus benefícios compensam: o alimento é rico em proteínas, vitaminas do complexo B e sais minerais.

Grão-de-bico é rico em nutrientes
Créditos: Angel Luis Simon Martin
Grão-de-bico é rico em nutrientes

Confira um trecho do site “Minha Vida” sobre os benefícios do grão-de-bico:

Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition mostrou que uma dieta feita com grão-de-bico é capaz de reduzir o colesterol total e o colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que o resultado esteja associado à presença dos ômegas-3 e 6, que estão relacionados à diminuição do índice de gorduras no sangue e à prevenção de doenças cardiovasculares, como infartos e AVC. As fibras presentes nessa leguminosa são geralmente solúveis em água. Por isso, ele também colabora para o bom funcionamento do coração, pois diminui a absorção de açúcar, gordura e colesterol.

Rico em fibras, o grão-de-bico ajuda a regular o intestino e promove uma sensação de saciedade, já que auxilia no controle da fome e traz mais benefícios para a manutenção do peso. Por isso também pode ser consumido todos os dias. Uma opção é combiná-lo com cereais integrais, como o arroz, pois fornece proteínas de extraordinária qualidade, praticamente livres de água e gorduras elevadas. As grávidas também podem aproveitar muito um dos benefícios oferecidos, pois ele é rico em ácido fólico que previne problemas no feto. Já para as pessoas com diabetes, os carboidratos presentes são digeridos e absorvidos lentamente, o que aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. 

Confira o artigo na íntegra aqui.