Jorge Fernando fala sobre volta ao trabalho após AVC
O ator e diretor Jorge Fernando tem quase quarenta anos de profissão e 57 de vida. Ele é conhecido por ser extremamente ativo, mas teve que se afastar do trabalho após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no início deste ano.
Jorginho, como é chamado carinhosamente, participou esta manhã do Mais Você, da Rede Globo, onde Ana Maria Braga anunciou que ele deve voltar ao trabalho em breve: “É muito bom vê-lo assim. Todo mundo aqui parou, ficou preocupado”, disse Ana Maria Braga.
- Sintomas menos conhecidos de AVC
- Dicas essenciais para prevenir o AVC e cuidar da sua saúde
- Entenda por que o risco de trombose aumenta após trauma ou cirurgia
- Principais sinais de alerta de AVC e como reconhecer rapidamente
Ele contou que a carga de amor que recebeu de amigos e familiares o ajudou e acalmou quando teve o problema de saúde.
Questionado sobre as mudanças após o AVC, Jorge disse: “É o maior aprendizado, você fica com medo de morrer pra vida. Eu sou [de fazer] três projetos, uma novela, quero fazer teatro. Você aprende a saborear cada momento”.
Ana Maria completou: “A vida toma outro sentido. Quando a gente não para, Deus para a gente, fala assim: ‘Calma que a vida não é só isso’”.
Veja matéria completa e o vídeo no GShow.
Fatores de risco e prevenção do AVC
O acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada, como explica matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.
Muitos fatores de risco contribuem para o seu aparecimento, entre eles a idade, a raça, a constituição genética e o sexo.
No entanto, outros fatores importantes podem ser diagnosticados e tratados, tais como a hipertensãoarterial (pressão alta), a diabetes mellitus, doenças cardíacas, enxaqueca, o uso de anticoncepcionais hormonais, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, o sedentarismo (falta de atividades físicas) e a obesidade.
A adequação dos hábitos de vida diária é primordial para a prevenção do AVC. Leia matéria completa.