Veja 10 fatos sobre a vagina que você precisa saber

Por: Catraca Livre
O britânico The Guardian publicou um artigo bastante curioso sobre a vagina escrito por duas de suas editoras, Mona Chalabi e  Mae Ryan.

Com o título “10 things you need to Know about vaginas” (10 coisas que você precisa saber sobre vaginas). Elas começam o texto falando sobre a ignorância existente acerca desse órgão que, quase sempre, é relacionado exclusivamente ao ato sexual. Para livrar as pessoas desse pensamento, no entanto, elas pesquisaram e levantaram 10 informações essenciais sobre a genitália feminina, que você confere aqui.

  1. Sabe aquela coisa que você chama de vagina? Provavelmente não é a vagina

O mais comum é pensar que a vagina é a parte externa da genitália, quando na verdade essa é a vulva e a vagina fica na área interna do corpo. Uma pesquisa divulgada neste mês pela Eve Appeal, uma entidade de caridade contra o câncer, descobriu que ⅔ das mulheres são incapazes de identificar a vulva. O mais chocante é que as mulheres conhecem melhor o corpo masculino do que os delas mesmas. Na pesquisa, 60% puderam identificar corretamente partes da anatomia masculina, enquanto 35% puderam fazer o mesmo sobre a anatomia feminina. O que pouca gente sabe também é que alterações de cor na vulva pode ser um indicativo de câncer, por exemplo.

  1. Ninguém realmente sabe o que é um orgasmo feminino

Não há nenhuma maneira padrão para medir o orgasmo feminino, o que significa que pesquisas vem questionando o que algumas mulheres têm como experiências. Nicole Prause, neurocientista e fundadora da Liberos, empresa de pesquisas e estudos de funções sexuais, é uma das cientistas que vem fazendo estudos nesse sentido. Enquanto os homens apresentam contrações musculares no ânus, além da ejaculação, como forma padrão (o estudo foi publicado pelo journal Archives of Sexual Behavior, em 1980); nas mulheres esse comportamento foi relatado por algumas que estiveram no estudo e por outras não.

  1. Chegar ao orgasmo pode fazer você precisar de um xixi

Do ponto de vista biológico, há várias curiosidades sobre como um orgasmo funciona (muitas vezes a partir de perspectivas pessoais). Mas, de acordo com Prause, em geral,  mulheres ficam mais propensas a urinar depois de chegar ao orgasmo. E fazer xixi é uma grande ideia porque ajuda a prevenir infecções urinárias, eliminando bactérias que poderiam entrar na uretra.

Veja a lista completa aqui.