Dicas simples e poderosas para evitar o mau hálito
Os cuidados com o hálito devem ir além da escova de dentes
Você já deve ter ouvido que, algumas vezes, o mau hálito pode ser causado por problemas estomacais, ou ser resultado de várias condições de saúde, mas a verdade é que – na maior parte dos casos – o problema tem origem nas gengivas e na língua.
O cheiro ruim na boca o é algo muito embaraçoso, mas é uma condição comum e existem inúmeras maneiras de evitá-lo. Embora praticar boa higiene bucal seja essencial nesses casos, não basta apenas escovar os dentes e passar fio dental regularmente. É preciso ir além, segundo os dentistas.
Recomendações dos dentistas para evitar o mau hálito:
Limpeza dos dentes
É básico, mas é muito importante escovar os dentes de dois a três minutos para remover restos de placa e comida. Isso deve ser feito após cada refeição, antes de ir dormir e após acordar.
Limpeza da língua
A língua também é um viveiro de bactérias, por isso é tão importante manter a higiene dela. Use a escova de dente ou um limpador de língua, vendido nas farmácias. Eles conseguem remover até 98% da massa bacteriana.
Fio dental
O uso do fio dental é imprescindível porque remove os restos de comida entre os dentes que a escova não consegue alcançar. Se os restos alimentares não forem removidos, as bactérias começarão a alimentar-se deles, causando mau hálito.
Beba bastante água
A saliva é uma das principais armas contra o mau hálito e, como 90% da saliva é composta por água, a hidratação é arma potente contra a halitose.
Não fique muito tempo em jejum
Com o estômago vazio, o suco gástrico passa a ser sentido na boca. Fazer três grandes refeições ao longo do dia, intercaladas com lanchinhos, é uma boa estratégia para evitar o mau hálito.
Priorize alguns alimentos
Abuse dos alimentos crus, principalmente as frutas que são ótimas para a limpeza dos dentes.
Intercale bebida alcoólica com água
O álcool diminui o fluxo de saliva, por isso hidrate-se entre um copo e outro de cerveja
Faça limpezas periódicas no dentista
Usar as dicas acima já é meio caminho andado, mas nada disso dispensa a visita ao dentista. Fazer limpeza no consultório a cada seis meses é muito importante para livrar os dentes do tártaro e da placa bacterina.