Arquiteto japonês constrói casa apenas com materiais descartados

Em luta pelo desperdício zero, o arquiteto japonês Hiroshi Nakamura, do escritório Hiroshi Nakamura & NAP, criou uma casa construída apenas usando materiais descartados. O projeto, chamado Kamikatz Public House, ganhou o prêmio WAN Awards 2016 na categoria “Edifícios Sustentáveis”.

A estrutura do prédio ecológico foi feita com artigos reciclados e mostra maneiras criativas de reutilização. Entre os materiais, o arquiteto utilizou azulejos recuperados para o piso, um candelabro de garrafa e jornais antigos para o papel de parede. Já o exterior da construção foi revestido com placas de cedro coloridas com tinta de origem natural.

A construção mostra maneiras criativas de reutilização dos materiais
A construção mostra maneiras criativas de reutilização dos materiais

Além de ser inovador, o prédio simboliza o compromisso da cidade japonesa de Kamikatsu com o desperdício zero. O local atingiu recentemente uma taxa de reciclagem de 80%.

“Hiroshi está tentando ilustrar arquitetonicamente uma forte ideia do que fazer com o lixo.Há também uma integração fantástica da comunidade, com o envolvimento de todos nos fundamentos do design, e isso é simplesmente ótimo”, afirmou Chris Castle, jurado do WAN Awards.