A crotalária juncea é uma bela flor amarela que possui uma função que pode ajudar (e muito) no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.

Reprodução

Créditos: Reprodução

Crotalária juncea pode atrair libélulas, inseto predador do Aedes aegypti

Estudos indicam que a planta atrai a libélula - inseto que é um dos principais predadores do mosquito. Em São Gonçalo, por exemplo, o grupo de voluntários do projeto Active Citizens, do Conselho Britânico, planeja plantar mudas da planta nos canteiros da cidade.

A iniciativa ganhou tanta força que se tornou projeto de lei no município, de modo que até mesmo profissionais da área da Saúde apoiaram a ação.

A previsão é que as plantações de crotalária - bancadas inicialmente pelo Conselho Britânico -, comecem no início de janeiro. Em entrevista ao diário Extra, Leila Araújo - pedagoga do Instituto de medicina UERJ e líder do Active Citizens em São Gonçalo - afirmou que há estudos sendo elaborados na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia que também sinalizam a eficácia da planta para esta causa.

Com informações do diário Extra.