Conheça 14 códigos de funções ‘secretas’ do iPhone

O iPhone recentemente completou 10 anos, e ao longo do tempo muitas funções obscuras, porém úteis, foram incluídas no smartphone da Apple. Coisas como deixar o seu número anônimo ou desviar ligações para outro celular podem ser feitas apenas digitando números e símbolos no aplicativo de Telefone do aparelho.

Um usuário mais hardcore do smartphone provavelmente já conhece esses códigos há muito tempo, mas, para a maioria das pessoas, explorar as funções através deles não é nada comum.
Alguns atalhos são particularmente úteis porque ativam funções do aparelho que não podem ser acessadas pelo menu de Ajustes. Você pode usá-los como alternativas na configuração do celular ou simplesmente para “pagar de geek”. Confira a lista abaixo:

1- Verificar o número do IMEI: *#06#

O IMEI é o número que permite o bloqueio do aparelho em caso de perda ou roubo. É a sigla para International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional do Aparelho Móvel).
Ele também pode ser localizado na parte de trás dos iPhones 5, 5c, 5s, SE, 6 e 6 Plus. Nas demais versões, ele fica dentro da bandeja do chip.

Outra forma de saber o IMEI é acessar Ajustes > Geral > Sobre e descer a lista até IMEI.

2- Teste de Campo: *3001#12345#* + Ligar

Neste modo é possível ver todo tipo de informação sobre a recepção de sinal de celular no seu aparelho, inclusive ver a intensidade medida em decibel-miliwatt (dBm) em vez dos tradicionais cinco pontos na parte superior esquerda da tela. Esse número varia de -120 a -40, sendo -120 sinal praticamente inexistente e -40 sinal máximo.

O legal desse modo é que você pode substituir permanentemente os cinco pontos pela medida em dBm. Para isso, abra o Teste de Campo, toque no número negativo em cima para aparecer o correspondente em pontinhos. Depois, segure o botão de liga/desliga do iPhone até aparecer a mensagem de desligar. Segure o botão Home por aproximadamente 5 segundos e o Teste de Campo será fechado automaticamente e os pontos terão sido substituídos.

Se quiser reverter para a visualização tradicional, abra o Teste de Campo novamente, toque no número e depois aperte o botão Home.

Seu iPhone possui um monte de códigos como ligar no modo anônimo, bloquear chamadas ou colocá-las em espera.
Créditos: Getty Images
Seu iPhone possui um monte de códigos como ligar no modo anônimo, bloquear chamadas ou colocá-las em espera.

3- Modo Anônimo

Ativar: #31# + Ligar
Desativar: *31# + Ligar
Ver status *#31# + Ligar

Apenas para uma ligação específica: #31# número desejado + Ligar

Permite que você faça ligações sem que o seu número seja identificado. Você também pode ativar ou desativar o modo anônimo acessando Ajustes > Telefone > Mostrar meu Número > Sim/Não.

4- Encaminhamento de todas as chamadas

Ativar: #21# + Ligar
Desativar: *21# + Ligar
Ver status: *#21# + Ligar
(Disponível apenas para algumas operadoras)

5- Encaminhamento para Voicemail quando fora de área

Ativar: #62# + Ligar
Desativar: *62# + Ligar
Ver status: *#62# + Ligar
(Disponível apenas para algumas operadoras)

6- Encaminhamento direto para Voicemail quando ocupado

Ativar: #67# + Ligar
Desativar: *67# + Ligar
Ver status: *#67# + Ligar
(Disponível apenas para algumas operadoras)

7- Chamada em espera

Ativar: #43# + Ligar
Desativar: *43# + Ligar
Ver status: *#43# + Ligar
Habilita a função de deixar uma ligação em espera enquanto você atende outra. Essa função também pode ser habilitada em Ajustes > Telefone > Ligação em Espera > Sim/Não.

8- Verificar plano de dados: *646# + Ligar

Permite ver o status atual do seu plano de dados.
(Disponível apenas para algumas operadoras)

9- Bloquear fazer chamadas

Ativar: *33*PIN# + Ligar
Desativar: #33*PIN# + Ligar
Ver status: *#33# + Ligar
(Disponível apenas para algumas operadoras)

Essa função permite o bloqueio de chamadas a partir do seu celular, caso você empreste para uma criança ou queira evitar ligar para o(a) ex-namorado(a) antes de sair para beber, por exemplo. O número do seu PIN pode ser encontrado no cartão que vem junto com o chip.

Veja o restante no site do Tecmundo.