Um empreendedor italiano encontrou a medida certa entre a sustentabilidade e a moda. Há um ano ele produz sapatos fashion com papel reciclado.

O empresário Maurizio Colucci e o especialista em moda Mirko Paladini pesquisaram dois anos as tecnologias que permitiriam processar o material. No ano passado, chegaram à fórmula e abriram a Cartina, que produz tênis e sapatilhas com design para lá de original.

Divulgação

Créditos: Divulgação

Tênis de papel reciclado da Cartina, com trabalho em patchwork, que custa 299 euros

 

Segundo a companhia, ser moderno é pensar no futuro, não apenas no da moda, mas acima de tudo no do planeta. “É por isso que queremos disseminar a ideia de uma moda ética em total sincronia com o progresso e a sustentabilidade”, defendem os executivos da Cartina.

Divulgação

Créditos: Divulgação

Os sapatos da Cartina, que são feitos de papel reciclado, têm texturas como trançados

 

Além de fazer sapatos sustentáveis, a Cartina está adaptando as lojas, o escritório e as fábricas para usar apenas energias verdes. Na decoração dos interiores, a filosofia da empresa se mantém: ela será feita com materiais reciclados.

Divulgação

Créditos: Divulgação

Os sapatos, que podem ser encontrados em diversas cores, são à prova d'água

 

Nesse pouco mais de um ano de atividade, a companhia já usou 20 mil quilos de papel reciclado, salvou 1.215 árvores e economizou 65 mil kW de energia.

A empresa, que está localizada em Scandicci, na região da Toscana, investe em sapatos multicoloridos e com texturas, como patchwork e entrelaçados. Os preços variam de 177 euros a 299 euros. Em tempo: todos os calçados são à prova d’água.

Divulgação

Créditos: Divulgação

A Cartina investe na diversidade de cores nos calçados produzidos com papel reciclado

 

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.