As aulas serão ministradas por professores da instituições; dois temas já foram definidos, "Probabilidade e Estatística" e "Física Mecânica Básica"

Reprodução

Reprodução

No final do curso, os estudantes realizarão uma prova presencial na USP para então receber o certificado.

Neste ano, o Brasil ganhará seus primeiros "Moocs" (Massive Open Online Courses), cursos de nível superior disponibilizados na internet e de acesso gratuito. Se nos Estados Unidos existe, por exemplo, a plataforma edX - fruto da parceria entre Harvard e MIT, aqui no Brasil tal iniciativa ainda não tinha previsão de lançamento. Porém, a USP e o site Veduca marcaram para o dia 12 de junho o lançamento do primeiro Mooc da América Latina com dois cursos estreantes: "Probabilidade e Estatística" e "Física Mecânica Básica".

Enquanto os professores da universidade brasileira ficam responsáveis por ministrar as aulas, o Veduca veiculará os cursos em sua página. A participação dos estudantes acontece mediante à inscrição prévia (sem data fixa) e ao longo do curso serão propostos exercícios e avaliações. A equipe do site Porvir - voltado para iniciativas inovadoras no campo de educação - entrevistou os idealizadores do projeto e, de acordo com o informado pelo Veduca, uma das metas é criar um chat ao vivo para dinamizar ainda mais o processo de aprendizagem.