Arquiteta faz projeto com lindos desenhos das janelas de SP
Nara Rosetto publica semanalmente nas redes sociais desenho de alguma janela da cidade
É fato que há muitas razões para amar São Paulo, e cada pessoa encontra seu próprio motivo para isso. A arquiteta Nara Rosetto, fã declarada da Pauliceia, tem, porém, um motivo um tanto quanto inusitado: ela é apaixonada pelas janelas da cidade.
“Meu fascínio começou quando eu ainda era criança”, explica. “Sempre gostei de janelas e portas. Quando eu ia em museus, olhava para aquelas portas fechadas e ficava imaginando o que poderia ter lá dentro.”
Em maio deste ano, aos 27 anos de idade, ela pôs em prática um projeto que mistura esse fascínio de toda uma vida junto ao conhecimento técnico que adquiriu nas salas da universidade. O Janelas de SP é uma página nas redes sociais que reúne uma coleção de desenhos das janelas que a agradam em suas andanças pela cidade.
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- Conheça o patrimônio histórico no ABC Paulista
- Guia Toddynho: 7 lugares perfeitos em SP para você fazer piquenique ao ar livre com seus filhos
- Evento em SP traz um dia de Irlanda comemora St. Patrick’s Day
Quadradas, redondas ou nos mais curiosos formatos, as janelas desenhadas por Nara são escolhidas sem critérios. Ela conta que no começo seu projeto priorizava janelas de lugares históricos e arquitetônicos de São Paulo, porém com o tempo ela começou a entender a delicadeza e mesmo a história e o valor estético que continham as janelas consideradas “desimportantes”. “Uma vez no Largo da Batata, vi um hotel com uma janela de alumínio bem simples, sem algum apelo estético, mas achei bonita a cor da parede verde em contraste com a cortina lá dentro, aí desenhei porque eu gostei”, conta a arquiteta.
O Janelas de SP, que conta atualmente com mais de 30 desenhos, pode ser acessado pelo Facebook, Tumblr e Instagram.
Nova Iorque através das janelas
Antes de viabilizar seu projeto, Nara conheceu pela internet o Windows of New York, projeto semelhante tocado por um designer gráfico de Nova York. Bastou um empurrãozinho de uma amiga para que ela criasse sua versão na capital paulista. “Geralmente, eu faço os desenhos diante das janelas. Mas às vezes chove ou vejo alguma janela que eu goste dentro de um ônibus, aí eu fotografo e desenho depois”, explica.
Nara publicou recentemente “edições especiais” em suas páginas, entre elas desenhos do icônico Edifício Martinelli, na região central, e do Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão. Em breve, ela pretende fazer um especial com as janelas da av. Paulista. “Observo muitos formatos interessantes por ali. Por isso gosto tanto de janelas. Elas são lindas molduras cujas paisagens mudam constantemente.” Veja mais desenhos do projeto na galeria abaixo.