Conheça os principais centros históricos do Brasil

Por: Catraca Livre

As diversidades do nosso país vão muito além de belas praias, cachoeiras e montanhas. Colonizado por portugueses em 1532, o Brasil possui um importante tesouro histórico e arquitetônico, em cidades históricas espalhadas por todo o país. Construções como palácios, casas de Câmara, cadeias, construções religiosas entre outros são bastante procuradas por turistas interessados em aprender mais sobre o Brasil.

Mesmo com toda mudança ocorrida com o tempo, muitas cidades conseguiram se conservar em patrimônios históricos e hoje recebem turistas curiosos. Separamos algumas cidades que conseguem nos deixar com a impressão de termos parado no tempo!

Olinda – PE

A cidade é uma das mais famosas e charmosas do país. Seu conjunto arquitetônico com igrejas e diversas casas coloridas com o mar como plano de fundo atraem turistas do mundo inteiro. O carnaval de Olinda é muito famoso e é considerado um dos melhores lugares para se comemorar quando uma imensa festa a céu aberto toma conta de suas ruas, deixando a paisagem histórica ainda mais bonita.

Penedo – AL

Penedo foi o primeiro povoado do estado de Alagoas, fundada no século 16, a cidade histórica é uma das mais belas do país, por isso foi tombada pela Unesco. Bem ao lado do rio São Francisco, a pequena cidadezinha preserva seu centro histórico recheado de museus e igrejas.

 
 

Belém – PA

O Forte do Presépio foi a primeira construção erguida em Belém. A construção da fortaleza (no inicio de madeira) teve inicio no mesmo dia (12 de janeiro de 1616) da chegada da Esquadra Comandada por Francisco Caldeira Castelo Branco, que havia partido de São Luís do Maranhão no dia 24 de dezembro de 1615.

Ouro Preto – MG

Fundada em 1711, Ouro Preto foi capital da capitania de Minas Gerais em seu período mais importante: o ciclo do ouro. Tornou-se a vila mais rica da colônia graças ao metal nobre, que incentivou a construção de grandes edifícios, que seguem em pé nos dias atuais. Hoje, a cidade é um museu a céu aberto, com prédios belíssimos, como a Escola de Minas, antigo palácio dos governadores, a Casa de Câmara e Cadeia, hoje Museu da Inconfidência.

 
 

Diamantina – MG

Minas Gerais abrigava as principais jazidas de ouro e de pedras preciosas do Brasil. Suas cidades se tornaram prósperas e ganharam edifícios pomposos para a época. Um bom exemplo está em Diamantina, localizada no norte do Estado.

São Luís – MA

A capital do Maranhão é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade devido a um dos maiores conjuntos de arquitetura de origem européia do mundo. São Luís tem 3.500 construções inspiradas no modelo açoriano e não é por menos que é também conhecida como a “Cidade dos Azulejos”, por causa da decoração frontal dos velhos casarões.

Pirenópolis – GO

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1989, Pirenópolis está localizada há poucos quilômetros da cidade de Brasília (DF), no estado de Goiás. A cidade possui curiosidades históricas e culturais e, ao mesmo tempo, locais para práticas de ecoturismo e esportes de aventuras. Além de tradicionais festas folclóricas e importantes eventos realizados, o visitante encontrará ao redor do município uma natureza exuberante e característica, protegida por santuários de vida silvestre e enriquecida por rios e cachoeiras de grande beleza, além da cordialidade de um povo hospitaleiro e simples.

 
 

Salvador – BA

Capital do estado da Bahia, Salvador foi a primeira sede colonial portuguesa do Brasil. A região foi descoberta em 1510, após o naufrágio de um navio francês, que trazia a bordo Diogo Álvares, um dos responsáveis pela colonização baiana. O Centro Histórico de Salvador está localizado no bairro do Pelourinho, que é marcado pela arquitetura colonial. A cidade foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985 e é, historicamente, uma das mais importantes da América.

Porto Seguro – BA

Localizada na Bahia, Porto Seguro possui grande importância na história do Brasil. Foi o primeiro local a ser avistado por Pedro Álvares Cabral, ao chegar no país em 1500. A cidade foi fundada em 1534, com a construção de casas, capelas e armazéns.

Tiradentes – MG

Tiradentes não tem a suntuosidade barroca de Ouro Preto e de São João del Rei, mas certamente é a mais charmosa das cidades históricas. Em suas ruas coloniais calçadas com pedras pés-de-moleque, as igrejas do século 18 dividem a atenção com o preservado casario formado por sobrados que abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato que acendem seus lampiões na fachada ao anoitecer.

Laranjeiras – SE

O município de Laranjeiras, a 23 quilômetros de Aracaju, é um dos poucos onde ainda se pode ver a força da arquitetura colonial. Ruas, casarios, igrejas, tudo respira a mais pura história. Laranjeiras já foi a mais importante cidade sergipana. Berço da cultura, educação, política e da economia. Este município só não se tornou a capital de Sergipe por conta de uma manobra política do Barão de Maruim, que transferiu a sede de São Cristóvão para Aracaju.

Antonina – PR

Antonina é uma cidade portuária tranquila, localizada na Baia de Paranaguá, a 80 km de Curitiba. Possui pouco mais de 17 mil habitantes e um animado carnaval. No início do século 18, um povoado, formado principalmente por garimpeiros de ouro, começou a erguer-se no local. Em 1714, uma capela foi construída em homenagem à Virgem do Pilar e se transformaria posteriormente na igreja de Nossa Senhora do Pilar.

Paraty – RJ

Devido à sua proximidade com a região aurífera de Minas Gerais, Paraty se tornou o mais importante porto exportador de metais preciosos do Brasil, sendo o ponto de partida da mítica Estrada Real. Fundada em 1530, manteve sua importância econômica por quase três séculos, o que resultou na construção de grandes edifícios no período. Hoje a cidade é um dos destinos mais visitados do Brasil e é palco de diversos eventos como a Festival Literário FLIP, Paraty em Foco, Festival da Cachaça entre outros.

 
 

Alcântara – MA

Em uma pequena cidade do Maranhão ficam algumas das ruínas mais recentes do mundo, de um palácio que nunca existiu, num lugar onde faltou tempo para que a história fosse de grandes glórias. A cidade de Alcântara é a casa de belezas abandonadas, já teve grandes riquezas e poderia ter sediado festas imperiais, mas terminou em ruínas que hoje servem apenas para encher os olhos e as máquinas fotográficas de curiosos visitantes.

São Francisco do Sul – SC

Uma das vilas mais antigas do país, São Francisco do Sul guarda um centro histórico muito bem preservado às margens da baía de Babitonga. Por lá estão sobrados com coloridas fachadas coloniais e píers de madeira emoldurados por barquinhos de pescadores e montanhas verdejantes.

Conhece outras cidades históricas e gostaria de adicionar na lista? adicione em nossos comentários :). Acompanhe também pelo Facebook

Fotos: Márcia Werlang, Gustavo Albano, Adilson Andrade, Francisco Aragão, Fabiana Veloso, Márcia Procópio, Serlunar, Generoso Marck, Flávia Mariani.