Posts sobre ‘viagens ostentação’ viram moda nas redes sociais

No Brasil, turistas costumam postar mais sobre arte moderna, fotografia e balé

Publicações sobre “viagens ostentação” (“travel brag”, em inglês) estão cada vez mais presentes nas redes sociais, é o que revela uma pesquisa feita pelo site Hotéis.com.

Dentre os posts mais populares estão assuntos relacionados a meditação e museus (300 mil posts), pequenas e aconchegantes cidades (170 mil posts) e um belo lugar ao sol (130 mil posts). Temas inusitados e locais exclusivos também são muito citados, como restaurantes flutuantes, museus eróticos e feiras noturnas.

A pesquisa #TravelBrag analisou mais de cinco milhões de posts de viagens com o uso da ferramenta de inteligência artificial. Por meio de dados de tuites e links para o Instagram, a tecnologia pode identificar e agrupar os assuntos que pessoas mais gostam de se gabar durante suas férias. Confira abaixo:

TOP 10 publicações

Museus
Rooftop bar
Cidades Antigas
Arte Moderna
Ópera
Pôr do sol
Jogos Olímpicos
Catedrais
Galerias
Balé

São Paulo

Em São Paulo, o Museu de Arte Moderna, a rua Oscar Freire e a Vila Madalena estão entre os assuntos queridinhos nas redes sociais:

Museu de Arte Moderna de São Paulo
Arte Moderna
Lanche rápido
Catedral de São Paulo
Rua Oscar Freire
Morumbi (o bairro)
Fotografia
Vila Madalena
Grand Hyatt Hotel

Balé

Essa tendência de se gabar nas redes tem ligação com as descobertas da pesquisa Mobile Travel Tracker da Hotéis.com, que revelou que um em cada seis turistas pesquisam nas redes sociais quais fotos irão tirar antes mesmo de embarcar. Além disso, o levantamento mostra ainda que os viajantes gastam, em média, 66 minutos por dia nas redes.

Dentre os assuntos campeões de postagens estão fotos de comida, informações sobre o tempo, compras, luxo e esportes.

Foodporn

Você nunca estará a mais de um aplicativo de distância de um #FoodPorn e a lista de ostentações está recheada de novidades culinárias. Bolos em Estocolmo e curry em Toronto apimentam a lista de fotos. Carnes e a pizza de Nova York também complementam a lista.

Surpreendentemente, enchiladas são duas vezes mais postadas que arte moderna no México. Posts com sorvetes representam 10% das menções em São Francisco e o restaurante flutuante Jumbo Kingdo, em Hong Kong, ficou em segundo lugar no ranking da cidade, com mais de 20.000 publicações.

Compre até cansar

Comprar é uma atividade obrigatória para a maioria dos viajantes. Aqueles que visitam Paris gostam de postar mais sobre a Rue Vieille du Temple, famosa pelas lojas, do que sobre o Louvre! Outros destinos famosos incluem o Bal Harbour em Miami, o shopping Harbour City em Hong Kong, lojas retrô em Melbourne e a marca da estilista Cecile Copenhagen levou a capital dinamarquesa para o top 10 de destinos.

Faça chuva ou faça sol

Assuntos relacionados ao clima estão entre os tópicos mais comentados no mundo todo. Viajantes adoram se gabar com a chegada do sol ou quando testemunham um colorido entardecer. Algumas cidades têm até quatro “eventos climáticos” um único dia.

Os visitantes de Vancouver, por exemplo, gostam de registrar tanto o sol como a chuva, ambos estão entre os top 10 posts da cidade. No entanto, em Estocolmo a neve é o assunto mais popular, com mais de 10 mil menções nas redes sociais e o nascer do sol em Londres conta também com quase 10 mil posts.

Luxo

Quando viajantes estão em um hotel elegante e luxuoso eles naturalmente querem que todos saibam disso. O cinco-estrelas Grand Hyatt em São Paulo fica no topo das ‘ostentações’ da cidade. Já Park Hyatt, em Seul, é um dos mais postados no mundo, muito provavelmente por sua incrível piscina na cobertura.