Festival gratuito Baile na Terra reúne Cordel do Fogo Encantado e Bloco Água Preta no Tendal da Lapa
Com shows, oficinas para crianças e até bloco de carnaval, o Baile na Terra transforma o Tendal da Lapa em espaço de arte e conscientização.
A discussão sobre a crise climática costuma vir acompanhada de números frios, mas o Baile na Terra 2026 decide transformar urgência em festa, arte e mobilização comunitária.
No dia 5 de setembro, o festival ocupa o Espaço Cultural Tendal da Lapa com uma programação 100% gratuita que coloca a percussão, a cultura de rua e a imaginação ecológica no centro da pista.
Inspirada no mito do Boitatá e no conceito “O Redemoinho da Cobra de Fogo”, esta edição propõe uma provocação sobre as secas e o aquecimento do planeta através da música. O ponto alto do dia é o show do lendário grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado, que casa perfeitamente com a proposta ao misturar poesia, teatro e ritual percussivo.
A festa começa cedo, às 15h, com a concentração e o cortejo do Bloco Água Preta pelas ruas da Lapa, além de sets dos DJs Erick Terena, Ane Oliveira e Nath Esquema.
O evento também se destaca pelo cuidado prático com a experiência do público: vai ter água potável livre e gratuita durante todo o dia para todo mundo se hidratar, além de feirinha gastronômica e oficinas infantis de “Florestas e Cobras de Fogo” para a criançada.
É o tipo de rolê completo, consciente e acessível que mostra como a cultura pode ser a ferramenta perfeita para reunir a cidade e discutir nosso futuro.
Mais informações sobre o o Baile na Terra 2026:
- Endereço: Tendal da Lapa – Rua Constança, 72 (ou Rua do Ypê, 60) – Lapa, São Paulo/SP
- Dia e Horário: Sábado, 5 de setembro de 2026, das 15h às 21h
- Preço: Entrada Gratuita
- Ideal para ir: Com Amigos / Com Crianças
- Acessibilidade: Espaço plano e acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.