8º Encontro Nacional de Bambas
Capoeira, música e ancestralidade tomam o Rio no Encontro de Bambas! De 11 a 13/07, tem cortejo de berimbaus, roda de mestres e homenagem ao Mestre Gegê.
O Rio de Janeiro recebe de 11 a 13 de julho o 8º Encontro Nacional de Bambas, com uma programação intensa dedicada à capoeira e à cultura afro-brasileira.
Organizado pela ONG A Casa de Bambas, o evento homenageia o Mestre Gegê com atividades como rodas de capoeira, oficinas, mostra musical, inauguração do Museu da Capoeira Mestre Medeiros e um cortejo de berimbaus saindo da Pedra do Sal até o Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá.
A abertura acontece na sede da ONG, em Cordovil, com roda de conversa, samba de roda e a tradicional Moqueca do Jagunço. No sábado, a movimentação segue para a Areninha João Bosco com dança, homenagem musical e competição de compositores. Já no domingo, o centro do Rio vira palco do cortejo de berimbaus e das rodas de mestres, com direito a café da manhã e show do Mestre Toni Vargas.
Criada por Mestre Jagunço, indígena da etnia Xocó, a Casa de Bambas é uma ONG periférica que transforma vidas com arte, educação e cultura antirracista. O encontro não é só uma celebração da capoeira, mas também um espaço de troca, memória e resistência — tudo com muito axé e ancestralidade pulsando em cada detalhe.
Sobre o 8º Encontro Nacional de Bambas:
Datas e horários
11 de julho, 12 de julho, 13 de julho
Horário: Sexta-feira, a partir das 14h.
Sábado, a partir das 15h.
Domingo, a partir das 9h.
Acessibilidade
Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados