Exposição ‘ORIXÁS’
A exposição “ORIXÁS” de Josafá Neves chega ao Memorial da América Latina com arte que celebra a força e a ancestralidade das culturas afro-brasileiras.
A exposição “ORIXÁS”, do artista brasiliense Josafá Neves, chega ao Memorial da América Latina e fica em cartaz de 28 de junho a 6 de agosto, com entrada gratuita.
A mostra, que tem curadoria de Bené Fonteles, é um convite para mergulhar nas raízes afro-brasileiras e nas potências dos orixás, com obras que misturam arte, espiritualidade e ancestralidade.
Entre pinturas, esculturas e instalações, o público vai encontrar uma interpretação contemporânea dos orixás cultuados no Brasil, como Exú, Oxum, Ogum, Iansã, Oxóssi, Oxalá e muitos outros.
Destaque para as Cabeças de Orixás, esculturas de cerâmica pintadas com cores e formas sagradas, que vêm acompanhadas de poemas da atriz e escritora Cristiane Sobral, e para as gigantescas esculturas em madeira que representam Xangô e Oxóssi.
Outro ponto imperdível é a instalação “Reverência a Oxalá”, com 700 esculturas em gesso, formando uma composição circular que celebra a coletividade e o sagrado.
Com mais de 25 anos de carreira e passagens por instituições do Brasil e do mundo, Josafá Neves transforma a arte em um elo entre o passado e o presente, exaltando a força das culturas afro-diaspóricas.
Exposição boa é o que não falta por aqui — bora explorar São Paulo? 🏛️
Sobre a Exposição ‘ORIXÁS’:
Quanto custa?
Grátis
Datas e horários
Até 06 de agosto de 2025
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes