FGTS em janeiro 2024: saques ilimitados estão confirmados?

Saiba quem poderá realizar saques do FGTS em janeiro de 2024 e fique por dentro de todas as modalidades de retiradas disponíveis.

Governo inicia MEGA transformação no FGTS que vai mudar sua vida
Créditos: Agência Brasil/Marcelo Camargo
Governo inicia MEGA transformação no FGTS que vai mudar sua vida

Com a virada do ano se aproximando, trabalhadores que pretendem realizar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em janeiro de 2024 já devem se atentar às oportunidades disponíveis. Antes mesmo do novo ano começar, é essencial estar informado sobre os direitos relacionados ao FGTS, especialmente sobre as modalidades de saque que estarão liberadas no primeiro mês de 2024.

Tipos de saques pelo FGTS

A partir de janeiro, os trabalhadores terão acesso a uma variedade de saques permitidos legalmente pelo FGTS. Essas opções consideram os depósitos mensais, levando em conta o reajuste salarial para o ano em questão. O processo para solicitar esses saques é facilitado e pode ser realizado online, por meio do aplicativo do FGTS.

Dentre as modalidades de saque disponíveis, destacam-se:

  • Saque-rescisão (dispensa sem justa causa): realizado em caso de demissão sem justa causa.
  • Saque aposentadoria: disponível para quem se aposenta.
  • Saque-aniversário: opção para aniversariantes do mês, não requerendo aposentadoria, idade mínima ou problemas de saúde.
  • Saque contrato por prazo determinado: para contratos com período pré-determinado.
  • Saque rescisão contrato de trabalho por acordo entre empregador e trabalhador: em situações de acordo entre ambas as partes.
  • Saque-aniversário do FGTS em janeiro: uma Oportunidade para Todos

Uma das principais formas de sacar o FGTS em janeiro é por meio do saque-aniversário. Esta modalidade se destaca por não exigir aposentadoria, idade mínima ou condições de saúde específicas. No próximo ano, aqueles nascidos no mês de janeiro poderão sacar de 5% a 50% do Fundo de Garantia.

A flexibilidade do saque-aniversário não se limita apenas aos aniversariantes de janeiro. Quem nasceu em qualquer outro mês tem a opção de aderir a essa modalidade em janeiro e receber ainda em 2024. Isso proporciona aos trabalhadores a liberdade de escolher a melhor época para usufruir desse benefício.