Minha Casa Minha Vida tem zero pagamento para alguns brasileiros
Milhões de beneficiários do Bolsa Família e BPC têm a oportunidade de conquistar a isenção no financiamento do Minha Casa Minha Vida.
No cenário habitacional brasileiro, o Minha Casa Minha Vida continua a ser uma peça-chave, oferecendo oportunidades de moradia para milhões de brasileiros. Em 2023, o programa retomou suas atividades com uma meta ambiciosa: financiar pelo menos 2 milhões de imóveis até 2026. Nesse contexto, uma novidade significativa foi introduzida, promovendo a isenção do financiamento para determinados beneficiários.
Quem tem direito à isenção no Minha Casa Minha Vida?
O programa Minha Casa Minha Vida opera em diferentes faixas de renda, proporcionando benefícios variados em termos de taxa de juros e subsídios. Contudo, a isenção anunciada no último ano não está diretamente ligada à faixa de renda, mas sim à inclusão de pessoas que recebem benefícios assistenciais.
Têm direito à isenção do financiamento aqueles que:
- Recebem pagamento do Bolsa Família;
- Recebem pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- Desde que o contrato de financiamento esteja em seu nome.
Como funciona a isenção automática
A boa notícia para os beneficiários é que não é necessário solicitar a isenção do financiamento no Minha Casa Minha Vida. Um sistema automatizado realiza o cruzamento de dados e informações, concedendo automaticamente esse benefício a quem atende aos critérios.
- Voa Brasil: como comprar passagem aérea a R$ 200
- Cinema em casa no precinho: veja filmes e séries na telona com projetor smart da Samsung
- Brasileiros podem viajar para fora sem passaporte; veja para quais países
- Conheça 10 plantas que vão atrair boas energias para sua casa e mudar seu estado de espírito
O processo ocorre da seguinte maneira:
- A Caixa Econômica verifica o nome do contrato de financiamento no Cadastro Único;
- A pessoa que recebe os benefícios sociais do Bolsa Família ou BPC terá automaticamente a isenção das parcelas do financiamento;
- Isso se aplica tanto a quem já possui um financiamento e já pagou algumas parcelas quanto àqueles que estão iniciando a compra de uma casa, que sairá de graça.