Brasil é escolhido como sede dos Pans de Ginástica Artística e Rítmica

Conquista reforça o protagonismo do país no cenário continental da modalidade

20/06/2025 11:45

Conquista reforça o protagonismo do país no cenário continental da modalidade – Luiza Moraes/COB
Conquista reforça o protagonismo do país no cenário continental da modalidade – Luiza Moraes/COB

O Brasil foi escolhido como sede da próxima edição dos Campeonatos Pan-Americanos Adulto e Juvenil de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, marcados para 2026. A decisão foi oficializada nesta segunda-feira, 16, durante a assembleia geral ordinária da União Pan-Americana de Ginástica (UPAG).

A conquista reforça o protagonismo do país no cenário continental da modalidade e integra uma estratégia mais ampla da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) de consolidar o Brasil como referência tanto em performance esportiva quanto na organização de grandes eventos internacionais.

Faz parte do planejamento estratégico da Confederação o objetivo de manter o Brasil como potência nas competições e como promotor de grandes eventos. Queremos que nosso esporte conquiste um espaço cada vez maior no coração das brasileiras e dos brasileiros”, afirmou Henrique Motta, presidente da CBG. “Nada melhor do que trazer para cá competições importantes, de forma a criar condições para que nosso público se habitue a ver os grandes talentos do nosso continente e do planeta.”

Antes dos Pan-Americanos, o país já terá um papel de destaque em 2025, quando a cidade do Rio de Janeiro será palco do Campeonato Mundial de Ginástica, em agosto. A sequência de eventos coloca o Brasil sob os holofotes da ginástica internacional e promete impulsionar ainda mais o desenvolvimento da modalidade em solo nacional.

A confirmação da sede e os preparativos para os campeonatos de 2026 devem ser detalhados nos próximos meses. 


Tênis feminino volta ao Brasil com WTA 250 em São Paulo

Após quase uma década de ausência, o tênis feminino de alto nível voltará a ser disputado em solo brasileiro. Em setembro deste ano, São Paulo sediará um torneio da categoria WTA 250, recolocando o país no circuito principal da entidade que organiza o tênis profissional feminino mundial.