Ana Furtado começa nova fase de tratamento contra câncer de mama

Apresentadora da Globo relatou como são os efeitos coletarias dos novos remédios que está tomando

Ana Furtado desabafa sobre nova fase de seu tratamento contra o câncer de mama
Créditos: reprodução/Instagram/@aanafurtado
Ana Furtado desabafa sobre nova fase de seu tratamento contra o câncer de mama

Diagnosticada com câncer de mama no começo deste ano, Ana Furtado tem compartilhado em suas redes sociais a rotina do tratamento e mensagens positivas aos fãs que a seguem. Nesta quinta-feira, 27, a apresentadora contou que deu início a uma nova fase na luta contra o câncer, e passará a tomar, a partir de hoje, um remédio chamado Tamoxifeno, ao longo de 5 anos.

Segundo Ana Furtado, o medicamento antecipa a menopausa, mas ela revela não estar preocupada com isso. “Ele antecipa a menopausa, mas e daí? Não entraria nela mesmo em breve? A menopausa não é algo terrível, e terei que tratar os sintomas sem fazer reposição hormonal. Já li muito a respeito e descobri que é possível.”, relatou Ana.

Veja abaixo o depoimento completo da apresentadora:

“Começo hoje mais um passo importante para a minha cura definitiva. A partir de hoje e por 5 anos tomarei Tamoxifeno, que bloqueia o estrogênio nas células mamárias, e que por isso pode ser útil na redução do risco de câncer de mama. É usado principalmente para tratar câncer de mama positivo para receptor hormonal (câncer de mama com receptores de estrogênio e/ou progesterona). O que me “visitou” era assim. Então tá… vou encarar. Com a coragem de sempre. Ele antecipa a menopausa, mas e daí? Não entraria nela mesmo em breve? A menopausa não é algo terrível, e terei que tratar os sintomas sem fazer reposição hormonal. Já li muito a respeito e descobri que é possível. (Vou compartilhar as minhas descobertas por aqui.) Então… seja sempre muito bem-vinda, Cura. Que você caminhe ao meu lado por todos esses anos! ??”.

View this post on Instagram

Começo hoje mais um passo importante para a minha cura definitiva. A partir de hoje e por 5 anos tomarei Tamoxifeno, que bloqueia o estrogênio nas células mamárias, e que por isso pode ser útil na redução do risco de câncer de mama. É usado principalmente para tratar câncer de mama positivo para receptor hormonal (câncer de mama com receptores de estrogênio e/ou progesterona). O que me "visitou" era assim. Então tá… vou encarar. Com a coragem de sempre. Ele antecipa a menopausa, mas e daí? Não entraria nela mesmo em breve? A menopausa não é algo terrível, e terei que tratar os sintomas sem fazer reposição hormonal. Já li muito a respeito e descobri que é possível. (Vou compartilhar as minhas descobertas por aqui.) Então… seja sempre muito bem-vinda, Cura. Que você caminhe ao meu lado por todos esses anos! ??

A post shared by Ana Furtado (@aanafurtado) on

Câncer de mama

Você sabe dizer quais destas afirmações sobre câncer de mama são mito ou verdade?

1. Homens não podem ter câncer de mama.
2. Sentir um caroço na mama indica presença de câncer de mama.
3. Hábitos como dieta balanceada, evitar álcool e controlar o peso são fatores importantes para prevenção do câncer de mama.
4. Se algum familiar meu teve câncer, eu também vou ter.
5. Não tenho histórico familiar, por isso não terei câncer.
6. Guardar mágoa pode causar câncer.
7. Próteses de silicone nos seios podem provocar câncer de mama.
8. Obesidade aumenta os riscos de desenvolver câncer de mama.
9. Faço o autoexame, por isso não preciso ir ao médico.
10. Fazer mamografia anualmente é fundamental para detectar tumores.

Confira aqui.