Como o Instagram escolhe as sugestões de perfil+7 funcionalidades

Entenda como o algoritmo trabalha para sugerir perfis para você começar a seguir na rede

Por: Superela | Comunicar erro
Crédito: iStockComo o Instagram escolhe as sugestões de perfis é a dúvida de muitos usuários

O Instagram é uma das redes preferidas de todo mundo – inclusive a nossa! Usando no dia a dia, até pode parecer que você sabe muito bem como a rede social funciona e o que você pode e não pode fazer nela. Mas não é bem assim. Descobrimos, alguns detalhes (inclusive como o Instagram escolhe as sugestões) que vão ajudar você a entender melhor a rede social. Afinal, como o Instagram escolhe as sugestões de perfil?

Essa dúvida surgiu lá no nosso Clube Superela (mais de uma vez, diga-se de passagem), e a gente descobriu a resposta! Basicamente, o Instagram funciona da mesma forma que o Facebook, ele tem um algoritmo (um código matemático) que define o que aparece na sua timeline, a ordem dos Stories quando você abre o aplicativo e até a qualidade das publicidades que surgem entre uma foto e outra.

No meio disso tudo, toda vez que você segue um novo perfil, surgem logo abaixo algumas sugestões de pessoas para você seguir também. Essa escolha é feita por esse algoritmo, que mostra outros perfis relacionados com esse que você acabou de seguir ou de pessoas que você conhece e tem o contato no seu telefone ou Facebook, mas ainda não segue

Existe uma segunda sugestão de perfis, quando você entra também na aba ‘Pesquisa’. Se você reparar, logo abaixo da barra para pesquisar uma hashtag ou usuário, aparecem algumas ‘sugestões’ de perfis a serem pesquisados e, abaixo, as suas pesquisas recentes. Essa escolha é feita 100% com base no seu histórico. Provavelmente, as pessoas que aparecem ali são algumas que você visita com frequência, que curte muito as imagens ou com quem troca muitas mensagens, e o Instagram as coloca ali para facilitar o seu acesso a elas.

De uma forma ou de outra, deu para perceber que existe toda uma lógica em como o Instagram escolhe as sugestões, né? Elas são determinadas com base no que você costuma curtir e visitar dentro do próprio Instagram. Esse algoritmo se alimenta dos seus hábitos dentro da rede para entregar de volta o que você gosta, toda vez que abre o feed. Entendeu?

E o que mais, hein?

O legal do Instagram é que, enquanto ele pode ter um efeito na nossa saúde mental, ele também tem um monte de recursos incríveis que a gente pode usar para se cercar de boas influências e inspirações, e melhorar a nossa experiência na rede. Por exemplo:

1. Você pode ver todos os posts que já curtiu

2. Rearranjar os filtros para deixar o que você mais gosta na frente

3. Esconder os seus Stories de algumas pessoas

4. Diminuir o uso do 3G

5. Limpar o seu histórico de busca

6. Bloquear automaticamente comentários indesejados

7. Cancelar o envio de uma mensagem

Saiba como fazer cada uma dessas coisas clicando aqui ou clicando em algum dos 7 acima e indo até o final do texto.

Texto escrito por Marcela Mingo para o Superela.

Compartilhe: