Embratur viola direitos autorais e deve mudar campanha

Artista francês que criou a fonte tipográfica disse que ela não pode ser usada comercialmente; Embratur admitiu o erro

A campanha “Brazil: Visit and love us” (“Brasil, visite e nos ame”, em português), lançada neste mês pela Embratur, foi cercada de polêmicas e, no fim, terá que ser retirada. A fonte tipográfica criada pelo artista Benoit Sjöholm não pode ser usada comercialmente sem autorização. O órgão reconheceu o erro e mudará a campanha.

Slogan apresentado sugere conotação sexual na língua inglesa
Créditos: Divulgação/Embratur
Slogan apresentado sugere conotação sexual na língua inglesa

“Estou muito surpreso com essa notícia”, disse Sjöholm ao G1. “Isto é, de fato, neste caso, uma violação de direitos autorais.”

Conotação sexual e “Z”

Em nota divulgada na terça-feira, 23, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) pediu a retirada da campanha. Além de o nome do país ter sido escrito “z”, grafia abolida há décadas como respeito ao Brasil, a frase tem conotação sexual.

“O slogan, como foi apresentado, sugere conotação sexual já que, na língua inglesa, o verbo amar pode significar um ato sexual se vier junto com o pronome errado, como no caso dessa marca que usa o pronome ‘us’ e não o ‘it'”, argumenta a nota.