Raio atinge e mata homem em Santa Catarina; câmera flagrou o momento

Ele estava correndo na praia quando foi atingido; ATENÇÃO, IMAGENS FORTES

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Uma câmera de segurança flagrou o exato momento em que um raio atingiu e matou um homem que caminhava na praia de Itapema, em Santa Catarina, na última sexta-feira, 2. O homem em questão é o corretor de imóveis Fabrício Corrêa Gasparetto, de 47 anos. Ele teve uma parada cardiorrespiratória, foi levado para o Hospital Santo Antônio, mas não resistiu.

Gasparetto corria na praia com um amigo quando o caso aconteceu, por volta das 19h no bairro Meia Praia. A autenticidade do vídeo foi confirmada à NSC TV pela prefeitura da cidade, que analisou o local que aparece nas imagens.

raio atinge homem e câmera flagra o momento
Crédito: ReproduçãoRaio atinge homem e câmera flagra o momento

Segundo os bombeiros, não é possível precisar se o amigo foi atingido direta ou indiretamente, mas ele estava desorientado. Também de acordo com a corporação, o amigo, que não teve a identidade divulgada, foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passa bem.

O Corpo de Bombeiros recomenda que, durante tempestades, principalmente com raios, as pessoas evitem permanecer em praias.

De acordo com orientações da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat), sempre que uma tempestade se aproxima, o melhor é evitar sair à rua. Mesmo raios de baixa intensidade podem causar ferimentos ou mortes em caso de incidência direta. Veja algumas recomendações do órgão:

  • Evite sair à rua em caso de tempestade.
  • Se já estiver fora quando começar o temporal, procure abrigo, de preferência em áreas cobertas e protegidas, como casas e prédios, ou abrigos subterrâneos, como metrôs e túneis.
  • Evite “locais extremamente perigosos durante uma tempestade”, tais como: topos de morros ou cordilheiras, topos de prédios, áreas abertas, campos de futebol ou de golfe, estacionamentos abertos e quadras de tênis abertas.
  • Tente não ficar perto de cercas de arame, varais metálicos, trilhos e árvores isoladas e estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.
  • Se estiver jogando futebol, deixe o campo e vá para um local coberto.
  • Evite segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe, empinar pipas e aeromodelos com fio.