CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Rapper MC Mineiro comete suicídio ao vivo em live no Instagram

MC Mineiro escrevia poesias sobre morte, tristeza, e outros assuntos. ''Vocês vão esperar eu morrer para me amar?'', afirmou em uma das suas publicações

Por: Redação

O rapper MC Mineiro fez uma live em seu Instagram neste domingo, 15, desabafando sobre os problemas que estava enfrentando recentemente e, após seu relato cometeu suicídio, ao vivo.

rapper mc mineiro suicídio
Crédito: Reprodução/InstagramRapper MC Mineiro comete suicídio ao vivo em live no Instagram

Guilherme Rodrigues era bastante conhecido nas Rodas de Rimas de São Paulo, sua morte abalou familiares, amigos e fãs. “Muita força para os amigos, familia e fãs do mc mineiro. História triste demais”, escreveu Emicida. “Estou chocado, o irmão estava claramente lutando pelos motivos de viver, mas não conseguiu se manter em paz. Se suicidou ao vivo, nessa maldita internet… Firmeza pros que ficam, nessa era de mensagens rasas, se apeguem a fé. Luto, “escreveu um internauta no Twitter.

“Todo mundo tá lutando a sua própria batalha, então por favor, não banalizem a depressão, sejam empáticos e não finjam que tá tudo bem, nem com seus amigos nem consigo mesmos. A cena perdeu um imenso talento por conta disso, descanse em paz Mc Mineiro!”, publicou outro usuário.

MC Mineiro escrevia poesias sobre morte, tristeza, e outros assuntos. ”Vocês vão esperar eu morrer para me amar?”, afirmou em uma das suas publicações.

Na última sexta-feira, 13, o rapper comemorou seu aniversário de 23 anos e escreveu: ”Graças a Deus mais um ano de vida concluído, mais um ciclo de sonho alcançado, e com esse ano veio (sic) dores, sorrisos, frustações e conquistas, sem contar todo o aprendizado”.

Amigos e parentes fizeram uma vaquinha online para ajudar com os custos do funeral do artista, que aconteceu nesta segunda-feira, às 16h, no Cemitério Nova Cachoeirinha, em São Paulo (SP).

Suicídio

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada hora, enquanto outras três tentaram se matar sem sucesso no mesmo período.

O assunto é tão complexo que muitas pessoas evitam falar a respeito, o que nem sempre é a melhor decisão. Um problema dessa magnitude não pode ser negligenciado, pois sabe-se que o suicídio pode ser prevenido.

Uma comunicação correta, responsável e ética é uma ferramenta importante para evitar o efeito contágio.

Qual seria essa forma? Vamos listar alguns sinais de alerta de pessoas em risco e onde procurar ajuda nesses casos.

  •  Formas de prevenção

Um dos falsos mitos sociais em torno do suicídio é que a pessoa que tem a intenção de tirar a própria vida não avisa, não dá pistas. Isso não é verdade e devemos considerar seriamente todos os sinais de alerta que podem indicar que a pessoa está pensando em suicidar-se.

Saber reconhecê-los em você ou em alguém próximo é o primeiro e o mais importante passo. Por isso, sempre fique de olho no seguinte:

  •  Problemas de conduta ou manifestações verbais

Se alguém está, pelo menos, há duas semanas com conduta ou manifestações verbais referentes à suicídio, fique de olho! Essas manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.

  • Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança

As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos. Saiba mais aqui.