Chatbot x IA: Qual a melhor ferramenta para o seu negócio?
Especialista em TI explica as principais diferenças e vantagens sobre as duas tecnologias e como elas funcionam na prática
Quando falamos em inteligência artificial (IA) e chatbots é comum surgirem dúvidas como: os chatbots são parte da inteligência artificial ou a inteligência artificial é parte dos chatbots? Quando surge este tipo de questionamento, é mais do que necessário sempre destacar as diferenças entre as duas tecnologia.
Afinal, embora ambas estejam relacionados e sejam amplamente usadas nas empresas, inteligência artificial (IA) e chatbots não são a mesma coisa.
Explicando: chatbots são robôs de atendimento que interagem com humanos para solucionar problemas e podem ser autônomos ou semi autônomos.
Eles são programáveis e utilizam atuadores e sensores para interagir com o ambiente, podendo ser controlados por operadores humanos ou tomar decisões de forma independente.
Por outro lado, a inteligência artificial é um campo da informática que desenvolve sistemas capazes de realizar tarefas que, de outra forma, exigiriam inteligência humana, como aprendizado, raciocínio e resolução de problemas.
A IA permite que os chatbots “pensem” e tomem decisões, mas ela é apenas uma parte de um sistema robótico mais amplo, que inclui sensores e programação não baseada em IA.
Um dos componentes chave da IA é o aprendizado de máquina (machine learning), que permite que os sistemas reajam de maneira inteligente a entradas específicas, diferenciando-se de programações convencionais, que simplesmente seguem instruções predefinidas.
“Apesar de a inteligência artificial e os chatbots serem tecnologias que trabalham em conjunto para promover atendimento e interação com humanos, existem grandes diferenças na aplicabilidade em cada negócio”, explica Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks e especialista em TI.
“Para os nossos clientes, realizamos uma curadoria para definir o objetivo da empresa. Eu diria que os chatbots são mais indicados para tarefas simples e repetitivas, enquanto a IA é ideal para quem deseja aumentar a interação e oferecer uma experiência diferenciada ao cliente. Isso não significa que uma tecnologia é melhor ou pior que a outra, tudo depende dos resultados que a empresa quer alcançar”, conclui Chabbouh.
Avaliar as necessidades da empresa e o nível de envolvimento desejado com o cliente é essencial para definir a melhor solução tecnológica.