Continente gelado: afinal, qual é a temperatura na Antártida?
Considerado o continente mais gelado do mundo, Antártica tem passado por mudanças nos últimos anos
Região mais austral do mundo, a Antártida, que também pode ser chamada de Antártica, é uma verdadeira fronteira extrema do planeta Terra, sendo o quinto maior continente em extensão, com cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, segundo a Encyclopaedia Britannica.
Este local único destaca-se não apenas por sua vastidão gelada, mas também por ser o mais frio, o mais ventoso e o mais seco de todos os continentes, com precipitações anuais mínimas, em torno de apenas 50 mm.
Apelidada de “continente gelado”, a Antártica é coberta por gelo em 98% de sua superfície, o que significa uma camada de cerca de 29 milhões de quilômetros quadrados, conforme detalhado pelo United States Antarctic Program.
- Adote este hábito após as refeições para reduzir o açúcar no sangue
- Aos 40, um descuido silencioso pode acelerar o envelhecimento do cérebro
- Você sabia que o gengibre ajuda a reduzir o açúcar no sangue?
- Reconheça os sinais de demência antes de um diagnóstico
Essa capa de gelo maciça faz dela um dos ambientes mais inóspitos e inabitados da Terra, com apenas cientistas e pesquisadores de diversas nacionalidades vivendo em estações científicas espalhadas pelo território. Desde o Tratado da Antártida, de 1959, a região é resguardada para a pesquisa científica e, com o Protocolo de Madri de 1991, foi proibida a mineração e instituídas regras rigorosas de proteção ambiental, transformando o continente em uma verdadeira reserva natural.
Qual a temperatura da Antártida?
Primeiro, é interessante dizer. Sim, o inverno por lá é implacável, com temperaturas que despencam para -89,2°C no interior do continente, um recorde mundial registrado na estação russa Vostok em 1983.
Segundo dados meteorológicos, próximo ao nível do mar, os termômetros podem marcar até -50°C. No entanto, essa marca extrema não é a norma; as temperaturas médias no inverno variam entre -60°C e -70°C nas áreas internas, conforme explica o United States Antarctic Program.
É importante lembrar que a Antártida é vasta e suas condições climáticas mudam drasticamente conforme a localização, entre o interior e as áreas costeiras.
Mudanças climáticas
No verão, as temperaturas podem alcançar surpreendentes 15°C na península antártica, enquanto o restante do continente registra de 0°C na costa a até -35°C nas regiões centrais.
Além disso, é importante destacar que as mudanças climáticas também estão remodelando a paisagem gelada da Antártida. Isso porque com o aquecimento global, especialmente na Antártica Ocidental, as temperaturas de inverno na península aumentaram em 6°C desde 1960, segundo a Britannica.
Em fevereiro de 2020, a World Meteorological Organization registrou o novo recorde de temperatura máxima no continente: 18,3°C, na estação Esperanza, um evento preocupante que alerta sobre os impactos do aquecimento global nesse ecossistema único.
https://catracalivre.com.br/viagem-livre/9-cidades-perfeitas-para-voce-curtir-dias-de-frio-no-sudeste/