De onde vem o gergelim que comemos? Veja como é a planta que cresce até 2 metros de altura
As pequenas sementes presentes em alguns pães e biscoitos são a parte mais conhecida da planta
Você certamente já comeu sementes de gergelim, seja em um pão de hambúrguer ou em um biscoito. Mas já se perguntou de onde vêm essas sementes? Afinal, você já viu um pé de gergelim?
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, o gergelim é uma planta originária do continente africano, de nome científico Sesamum indicum. Ela cresce de meio metro a dois metros e meio de altura e pode dar flores.
Características da planta de gergelim
- Folhas: as folhas são alongadas e variam de tamanho, geralmente de coloração verde.
- Flores: produz flores tubulares de cor branca, rosa ou roxa.
- Sementes: o principal produto da planta são suas sementes, pequenas e oleosas, que podem ser brancas, pretas, marrons ou avermelhadas.
Usos da planta
Além das sementes que a culinária usa em pães, saladas e pratos variados, o óleo de gergelim é amplamente utilizado, especialmente em cozinhas asiáticas.
Ele é extraído das sementes da planta por meio de processos mecânicos ou químicos. Possui um alto teor de ácidos graxos insaturados e antioxidantes e pode ser usado para fritar, refogar ou como óleo de finalização em saladas, sopas e molhos, devido ao seu sabor característico.
Outro uso do óleo é na fabricação de cosméticos e produtos de cuidados com a pele, devido às suas propriedades hidratantes.
Benefícios das sementes
As sementes de gergelim são ricas em nutrientes, incluindo:
- Gorduras saudáveis (ácidos graxos ômega-6)
- Proteínas
- Fibras
- Vitaminas (como B1 e B6)
- Minerais (como cálcio, ferro, magnésio e zinco)
Elas são conhecidas por promover benefícios à saúde, como melhorar a saúde óssea, ajudar na digestão e oferecer propriedades antioxidantes.