Desafio do apagão: menina de 12 anos morre ao participar de viral do TikTok

De acordo com familiares, a morte foi transmitida ao vivo em uma videochamada com colegas da escola

18/01/2023 08:08

Uma menina argentina de 12 anos de idade morreu em seu quarto na última sexta-feira, 13, em Santa Fé, ao participar de um desafio viral no TikTok chamado “blackout challenge” ou “desafio do apagão”, em português.

A tia da menina, Laura Luque, foi quem alertou sobre o fato em uma publicação no Facebook. “Olá a todos. Meu nome é Lali. Torno público o que estou vivendo. Essa é a Milagros, minha sobrinha, que hoje perdeu a vida fazendo um desafio do TikTok. Por favor, peço que compartilhe. Minha família e eu não temos consolo”, publicou a mulher junto com uma foto da menina.

Menina de 12 anos morre ao participar de ‘desafio do apagão’ do TikTok
Menina de 12 anos morre ao participar de ‘desafio do apagão’ do TikTok - reprodução/Facebook/Laura Luque

De acordo com tia de Milagros, a morte dela foi transmitida ao vivo para um grupo de amigos. “Ela era muito educada, muito atenta a tudo que acontecia nas redes sociais. Pelo que sabemos, um link foi enviado a ela por seus colegas de escola. Ela abriu e entrou em uma videochamada em grupo”, explicou Luque à imprensa local.

O desafio que Milagros  é compartilhado entre adolescentes de todo o mundo e consiste em autoasfixia até desmaiar.

Segundo o pré-laudo da autópsia realizada no Instituto Médico Legal de Rosário, a causa da morte foi sufocamento mecânico por enforcamento. Na investigação realizada pelo procurador Juan Carlos Ledesma, até o momento, não foram detectados indícios de violência externa ou intervenção de terceiros.

Tia da menina fez o alerta nas redes sociais
Tia da menina fez o alerta nas redes sociais - reprodução/Facebook/Laura Luque

O perigo dos desafios virais

Frequentemente, aparecem nas redes sociais novos desafios que expõem os participantes a perigos reais. Geralmente, são crianças e adolescentes o alvo desses virais.

Já houve, por exemplo, o desafio do desodorante, que consistia em inalar o gás do aerossol pelo maior tempo possível. Na época, mortes de adolescentes foram relacionadas com a brincadeira.