Entenda o feed zero, tendência adotada pela geração Z no Instagram
A forma como os jovens da geração Z utilizam as redes sociais tem chamado atenção; saiba o que é "feed zero"
O “feed zero” é um comportamento adotado nas redes sociais pela geração Z, que são as pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Essa tendência nada mais é do que os perfis no Instagram com poucas ou nenhuma publicação.
Diferente dos millennials (nascidos entre 1982 e 1994), que gostavam de manter uma presença online diária, os jovens de hoje são mais seletivos e dizem ter vergonha de publicar no próprio perfil na rede social.
Por que a geração Z está postando menos nas redes sociais?
Quando perguntados sobre o assunto, esses jovens costumam responder que o motivo é ter mais privacidade e menos exposição nas redes sociais. Diferente das gerações passadas, que expunham boa parte de suas vidas online, a geração Z prefere um espaço mais reservado.
Apesar de parecer que estão menos ativos nas redes sociais, os jovens da geração Z preferem compartilhar conteúdos temporários.
Por isso, eles gostam dos Stories, a ferramenta do Instagram em que os conteúdos desaparecem em 24 horas. Ela permite que eles utilizem a rede de forma mais espontânea, sem se preocupar com a permanência de suas publicações no feed.
Além disso, diversos adolescentes têm criado perfis fechados ou fakes, compartilhando fotos e vídeos apenas com amigos íntimos, enquanto o perfil com mais seguidores fica vazio.
Como o “feed zero” está relacionado à saúde mental?
Acontece que os jovens da geração Z parecem estar cada vez mais preocupados com os feedbacks negativos e o impacto que isso pode ter em sua autoestima.
O “feed zero” também acaba sendo visto como uma forma de se proteger contra o bullying e as pressões de imagem.
Além disso, também existe uma questão de status por trás do “feed zero”. Para essa geração, a busca por padrões visuais e o uso excessivo de filtros são práticas ultrapassadas. Quanto menos alguém se preocupa com isso, mais autêntico e descolado ele parece.