Fernanda Torres não foi a primeira atriz escolhida para Ainda Estou Aqui

Atriz, que rasgou elogios da crítica internacional, não estava nos planos iniciais de Walter Salles

14/11/2024 16:00

Atuação celebrada pela crítica pode render indicação ao Oscar – Reprodução/Sony Pictures
Atuação celebrada pela crítica pode render indicação ao Oscar – Reprodução/Sony Pictures

Sucesso de público, crítica e bilheteria, Ainda Estou Aqui promete ser o filme do ano no Brasil. Com destaque para a atuação de Fernanda Torres, considerada uma das performances mais emblemáticas de sua carreira. Curiosamente, no entanto, a atriz não foi a primeira escolha para interpretar Eunice Paiva na cinebiografia.

Ela mesma revelou o segredo de bastidor em entrevista ao jornal O Globo, onde explicou que sua escalação foi um acaso do destino: “Eu não era a primeira opção de Walter [Salles] para Ainda Estou Aqui. Essas trocas são comuns no nosso meio. No fim, o papel é de quem o vive”.

Se não era Fernanda Torres, quem foi a primeira atriz escolhida para o filme? 

Inicialmente, a escolha de Salles para o papel era a atriz Mariana Lima, conhecida pelo talento sutil e profundo tanto nos palcos quanto nas telas.

Em 2021, ao anunciar o projeto ao Deadline, o diretor elogiou a habilidade de Mariana em captar a essência emocional dos personagens com uma economia expressiva única. “Desde o começo, pensei nela por seu talento ímpar e a capacidade de transmitir o núcleo emocional de uma personagem e de uma história”, declarou Salles.

Porém, o destino levou Fernanda Torres ao papel de Eunice Paiva, resultando em uma das atuações mais elogiadas do ano, com chances consideráveis para uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

Ainda Estou Aqui, que também conta com Selton Mello e Fernanda Montenegro no elenco, foi escolhido como representante do Brasil para a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.