Este método japonês vai te ajudar a controlar os gastos e economizar
A prática visa avaliar os próprios gastos, incentivando as pessoas a economizar dinheiro e promovendo hábitos de consumo mais saudáveis; aprenda a fazer
O Kakebo é uma técnica centenária de controle financeiro desenvolvida no Japão, que tem ajudado pessoas a administrar suas finanças de maneira mais consciente e eficiente.
Criado em 1904 por Hani Motoko, considerada a primeira mulher jornalista do Japão, o método visa não apenas controlar os gastos, mas também mudar a forma como as pessoas lidam com o dinheiro e economizar.
Mesmo com a popularidade de aplicativos financeiros, o Kakebo continua sendo amplamente utilizado, especialmente por sua simplicidade.
O que é o Kakebo?
Ele propõe uma abordagem simples, mas eficaz: registrar manualmente os gastos e organizar as finanças de forma consciente, utilizando apenas papel e caneta.
Um dos fatores que torna o Kakebo tão eficaz é o ato de escrever à mão. Estudos sugerem que anotar manualmente ajuda o cérebro a processar informações de maneira mais detalhada, aumentando a conscientização sobre os gastos.
O ato de revisar seus gastos ao final de cada semana ou mês possibilita um balanço das finanças, o que leva a uma gestão financeira mais consciente, permitindo que você ajuste seu comportamento e faça escolhas mais inteligentes com o seu dinheiro.
Como o método te ajuda a controlar os gastos e economizar?
- Controle total sobre as finanças: ao anotar tudo que você gasta, é mais fácil identificar onde estão os desperdícios e ajustar seus hábitos.
- Economia efetiva: o método incentiva a reservar parte dos ganhos, criando uma rotina de poupança.
- Redução de gastos desnecessários: ao revisar os gastos, você evita compras impulsivas e passa a gastar com mais sabedoria, focando no que realmente importa. Naturalmente você aprende a economizar.
- Melhor planejamento futuro: ao fazer um balanço regular, você identifica padrões e pode traçar metas mais realistas para economizar ou investir.
Como colocar o método em prática?
O primeiro passo é separar um caderno ou agenda para registrar todas as suas despesas, sejam elas diárias, semanais ou mensais, em categorias que façam sentido para seu orçamento. Alguns exemplos de categorias incluem:
- Necessidades essenciais (moradia, alimentação, transporte e saúde);
- Lazer (restaurantes, academia, compras);
- Imprevistos (presentes, emergências, viagens não planejadas);
A partir dessas categorias e da sua renda, o Kakebo sugere subtrair os gastos essenciais e, com o valor restante, dividir entre poupança e despesas bem planejadas.
Através da prática regular, você aprende a identificar gastos desnecessários ou compras impulsas e a priorizar o que realmente importa.