Famosos como Mauricio de Sousa apagam as luzes na Hora do Planeta

Desenhista é um dos embaixadores da campanha em sua edição 2019; proposta é realizar um apagão 'voluntário' entre 20h30 e 21h30 no dia 30 de março, sábado

Por: Redação Comunicar erro

Já tem programa para o sábado à noite? Antes de responder, pare alguns minutos para pensar em quanto de seu tempo você tem dedicado às causas ambientais. Se já é engajado nesse sentido, ótimo. Se não é tanto, tem uma boa chance para começar a ser. E isso só vai custar uma horinha da sua agenda. No caso, a Hora do Planeta. Já sabe quando vai ser?

Isso mesmo. No sábado à noite. Data: 30 de março. Nesse dia, das 20h30 às 21h30, as luzes de milhares de monumentos se apagarão pelo mundo todo.

Jovens em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, durante a Hora do Planeta 2018
Crédito: Reprodução/WWFJovens em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, durante a Hora do Planeta 2018

Por falta de energia? Não, nada disso. Trata-se de um blecaute “voluntário” cujo objetivo é convocar as pessoas para uma reflexão.

Assim, a ideia é deter-se sobre a seguinte questão: estamos adotando hábitos de consumo sustentáveis para a conservação do planeta?

A cantora mato-grossense Ana Rafaela é uma das embaixadoras da Hora do Planeta 2019
Crédito: Reprodução/WWF-BrasilA cantora mato-grossense Ana Rafaela é uma das embaixadoras da Hora do Planeta 2019

Aliás, qualquer pessoa pode participar. Ou empresa. Ou restaurante. Até uma cidade inteira!

Logo, caso decida aderir a esse movimento, saiba que não estará sozinho.

A campanha é promovida globalmente pela rede WWF, maior ONG ambiental do mundo.

E já recrutou a participação de muitas pessoas famosas. Na edição deste ano, a Hora do Planeta tem como embaixadores o desenhista Mauricio de Sousa e os cantores Lenine, Ana Rafaela e Gabriel Sater.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Dessa forma, eles ajudam a divulgar a iniciativa com posts nas redes sociais e criando materiais como vídeos, fotos e spots para rádio.

No dia 30, das 20h30 às 21h30, o WWF-Brasil vai organizar cinco eventos no país, abertos ao público e gratuitos. Eles acontecerão em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fernando de Noronha (PE), Rio Branco (AC) e São Paulo (SP).

Além disso, haverá outras 40 iniciativas independentes por ocasião da Hora do Planeta, caso de ações dos Escoteiros do Brasil e do McDonald’s. Elas podem ser conferidas no site da campanha.

Voltando, então, à pergunta: o que vai fazer no sábado à noite? Se quiser ajudar esse planeta azul a ser mais saudável, programação não vai faltar. Assim, não seja o último a apagar as luzes.

Leia também: Filtro de água movido a energia solar abastece comunidades rurais

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: