Aprenda a fazer lampião solar com garrafa PET

Equipamento já beneficiou mais de 10 mil pessoas no Brasil e foi premiado pela ONU

Por: Redação | Comunicar erro

A arte ilumina os horizontes. E pode também ajudar a iluminar as casas de comunidades que não têm acesso a energia elétrica.

Assim, em meio a uma exposição na Japan House São Paulo, voluntários de uma associação vão ministrar workshops sobre como fazer um lampião solar com garrafa PET.

A organização é a Litro de Luz. A iniciativa foi criada nas Filipinas em 2011 e já chegou a mais de 20 países.

Como resultado, conquistou prêmios como o World Habitat Awards 2015, da ONU (Organização das Nações Unidas), e o Zayed Energy Prize, considerado o prêmio Nobel de energia sustentável.

No Brasil, está presente desde 2014 e já impactou diretamente mais de 10 mil pessoas em regiões como a da Amazônia.

Sua proposta é simples e transformadora. Trata-se de ensinar as populações a construir um lampião de garrafa PET que é abastecido com água e alvejante.

Ele equivale a uma lâmpada de 60 watts. Foi um brasileiro, Alfredo Moser, que criou a solução, em 2002. A tecnologia também é usada para fazer postes nas comunidades.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

A técnica de fabricação do lampião de garrafa PET será ensinada em São Paulo
Crédito: Divulgação/Litro de LuzA técnica de fabricação do lampião de garrafa PET será ensinada em São Paulo

Na Japan House São Paulo, serão realizadas oficinas com o objetivo de capacitar as pessoas para a construção desse lampião, que requer um pequeno painel solar, lâmpadas LED e uma bateria para funcionar.

Eles acontecerão ao longo da mostra 次元 Dimensão. Nesse evento, há três instalações que propõem a imersão em espaços visuais abstratos. Para tanto, elas se utilizam de tecnologias como barras de LED, projeção a laser, espelhos e sonorização.

Esses trabalhos artísticos são assinados pelo duo NONOTAK, composto pelo arquiteto e músico japonês Takami Nakamoto e pela ilustradora Noemi Schipfer.

As oficinas da Litro de Luz, que terão duração de 30 a 40 minutos, acontecem nos dias 10 de novembro e 8 de dezembro, das 10h30 às 11h45.

Para participar, basta retirar uma senha na recepção da Japan House (av. Paulista, 52) 30 minutos antes do início do workshop.

A mostra次元 Dimensão fica em cartaz até 6 de janeiro de 2019.

Leia também: Microusina elétrica dispensa represamento de água

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: