Maquiagem reciclada vira tinta para aquarela

Estudante transforma pigmentos de sombras para os olhos em novas cores para pintar quadros

Por: Redação

Do estojo de sombras para a paleta do pintor. A estudante Ameenah Begum, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, teve a ideia de transformar a make para os olhos em novas cores de tinta para aquarela. Assim, ela criou a Cos Watercolours, maquiagem reciclada que dá um novo destino e utilidade para os pigmentos desse produto de beleza.

As tintas apresentam um “brilho cósmico”, afirma a jovem, porque têm aquele toque luminoso típico dos produtos de maquiagem.

A Cos Watercolours aproveita maquiagem que acabaria no lixo
Crédito: DivulgaçãoA Cos Watercolours aproveita maquiagem que acabaria no lixo

Para produzir essa tinta, a sombra é triturada. Os pigmentos são tratados com uma solução de goma arábica, água destilada e ox gall, um produto usado como agente umectante de tintas para aquarela. Após 24 horas, o produto está pronto para utilização.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

A ideia pode ajudar a evitar que um grande volume de produtos de beleza vá para o lixo. Devido a regras de higiene e protocolos de procedimento, muitas lojas descartam itens de maquiagem que caíram e quebraram ou que já estão fora de linha, e, portanto, não são mais adequados para vender.

Maquiagem reciclada se transforma em tinta aquarela
Crédito: DivulgaçãoMaquiagem reciclada se transforma em tinta aquarela

Ameenah decidiu trabalhar com produtos que seriam jogados fora ao perceber o quanto ela mesma comprava maquiagem. Em viagens, por exemplo, recorria a cosméticos descartáveis, em vez de levar o seu estojo de sempre.

A ideia é um exemplo de reaproveitamento de material da indústria de beleza
Crédito: DivulgaçãoA ideia é um exemplo de reaproveitamento de material da indústria de beleza

Para a estudante, o tamanho da indústria da beleza e a velocidade com que ela cresce mundialmente requer que os produtos desse setor sejam mais sustentáveis. Exige ainda que as empresas vejam os benefícios de reduzir a quantidade de materiais enviados ao lixo. É uma proposta que se encaixa no conceito de economia circular e de upcycling, quando um material ganha nova utilidade e valor.

Aquarela feita com tintas à base de pigmentos de maquiagem
Crédito: DivulgaçãoAquarela feita com tintas à base de pigmentos de maquiagem

A Cos Watercolours foi apresentada em um evento de design de produtos da universidade e em uma exposição de novos designers em Londres.

Você pode acompanhar mais do trabalho da Ameenah no Instagram: @ameenahbydesign.

Leia também: Chinelos de borracha descartados se transformam em esculturas

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.