Tênis vegano é feito de fungos e garrafas PET recicladas

O calçado, antisséptico e antibacteriano, foi desenvolvido por uma designer alemã e é fabricado artesanalmente na Itália

Por: Redação

Os mais maduros hão de se lembrar daquele tênis de que, entre os anos 1970 e 1980, Silvio Santos fazia propaganda em seu programa “Domingo no Parque”, dizendo que o calçado protegia o pé contra os micróbios. Mais de 30 anos depois, uma designer alemã desenvolveu um tênis vegano feito de fungos com a mesma propriedade: ele é antisséptico e antibacteriano, além de ecológico.

O tênis vegano é antisséptico e antibacteriano
Crédito: Reprodução/nat-2.euO tênis vegano é antisséptico e antibacteriano

Fomes fomentarius: esse é o nome do fungo, um tipo de esponja, que entra na composição do “couro” do nat-2 linha fungos, o tênis idealizado pela designer Nina Fabert, fundadora da marca Zvnder. A espécie, também popularmente conhecida como casco de cavalo, é encontrada em vidoeiros e faias da América do Norte e da Europa.

Outras matérias-primas também são usadas na fabricação desse tênis. Entre elas, materiais inovadores como tecido de algodão orgânico e microfibras de garrafas PET recicladas. A palmilha é de cortiça, e a sola, de borracha tradicional.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Até que esse tênis vegano lembra aquele do Silvio Santos
Crédito: Reprodução/nat-2.euAté que esse tênis vegano lembra aquele do Silvio Santos

Os fungos utilizados para fazer o calçado são testados por cerca de dois anos, após ser colhidos em um processo manual e certificado. Orgânico e livre de aditivos químicos, o casco de cavalo é transformado em tecido artesanalmente por um pequeno fabricante familiar localizado na Itália.

De aparência vintage, o tênis vegano até lembra em sua forma aquele que o Silvio Santos anunciava algumas décadas atrás, lembrando que tanto os micróbios como o próprio Silvio continuam na ativa.

Leia também: Horta em espiral aproveita espaços pequenos

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.