Aos 60, Lu Grimaldi encena seu primeiro monólogo

 
Créditos: Picasa
 

Ela passava por período de reflexão sobre o envelhecimento. Em Lisboa, a história mal contada pelos livros didáticos da rainha d. Maria 1ª (1734-1816), mãe de d. João 6º (1767-1826), deixou-a intrigada. “Perdeu seis filhos, foi arrancada do seu país, vivia atormentada pela culpa católica. Quem não enlouqueceria?”, reflete. “Os médicos da época não sabiam como tratar a dor das mulheres”, pontua.

Com o autor Sergio Roveri e a diretora Mika Lins, começou a esboçar uma nova interpretação da melancólica personagem. “Palavra de Rainha“, primeiro monólogo de Lu Grimaldi, estreou neste mês em São Paulo.

Mesmo com um currículo de 25 trabalhos na TV e no cinema, até começar os ensaios, diz que ficou insegura com algumas coisas, como capacidade física e memória. “Todas as dúvidas se dissiparam, ou melhor, não dei mais chance pra elas. Foquei de tal maneira que tudo deu certo. O melhor da idade é a maturidade, a confiança, e isso nos dá serenidade para enfrentar”, conta.

Com um vestido negro de 200 m² que toma todo o palco, a atriz precisou de muito trabalho corporal. “Não tem como negar, as possibilidades físicas diminuem. Fui bailarina profissional, dancei muito, e, nos últimos 15 anos, já não dançava mais, me dediquei muito à TV, e este era meu receio. Mas existe uma memória, e o corpo respondeu.”

Parte da renda da peça é revertida para a ONG Turma do Bem, que oferece tratamento odontológico gratuito a jovens de baixa renda e a mulheres vítimas de violência.

Após seis anos na Record, Lu Grimaldi acertou seu retorno à Globo e fará “Babilônia”, novela das nove que substituirá “Império”. “Sempre é um desafio, e estou achando um ótimo desafio, além de ser uma surpresa e um mistério.”

Aos 60 anos e sem nenhuma plástica, ela se diz assustada com a pressão por um padrão de beleza. “Com o tempo, aprendi e aceitei a condição humana de não ser perfeita, até mesmo porque ninguém é perfeito. O futuro é imperfeito.”

“Temos que ser fortes de dentro pra fora, senão, meu amor, quando começar esta nova fase, você pira! Eu me sinto muito bem comigo mesma. Estou calma, nem feliz e nem triste, em equilíbrio.”

PALAVRA DE RAINHA

QUANDO: sex. e sábado, às 21h30; dom., às 20h30; até 30/11

ONDE: Teatro Viradalata, rua Apinajés, 1.387, São Paulo, SP; tel. (11) 3868-2535

QUANTO: R$ 30

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

INGRESSOS: http://www.ingressorapido.com.br/evento.aspx?ID=35927 

Por QSocial