Ação com passarelas tenta salvar paraíso catarinense das baleias

Barra de Ibiraquera, em Imbituba, no litoral catarinense, é uma das principais áreas reprodutivas de baleias do Brasil. O problema é que as belezas naturais da região atraem cada vez mais moradores e turistas. De forma inadequada, a ocupação prejudica o meio ambiente.

Por isso, moradores, visitantes, ambientalistas e empreendedores locais se juntaram e criaram uma campanha de crowdfunding para tentar melhorar a situação.

A meta é arrecadar R$ 75,8 mil para a realização de três projetos. O primeiro deles é a construção das duas últimas passarelas ecológicas para a preservação da fauna e da flora, prejudicadas pelo tráfego de pedestres e veículos pelas dunas.

Passarelas ecológicas preservam a fauna e a flora locais

A Amapi (Associação de Moradores e Amigos da Praia de Ibiraquera) já construiu sete passarelas. Elas servem para que a passagem da área das ruas para a praia não aconteça por meio da areia.

A segunda meta envolve o reflorestamento, com o plantio de 500 mudas nativas. Já a terceira visa à sinalização da área de proteção ambiental, com a instalação de um pórtico de demarcação.

Ação tenta salvar paraíso de SC em risco

Na página da campanha, é possível ver os custos de cada etapa do projeto. Da meta, foram arrecadados quase R$ 19 mil.

A associação está lançando, também, um manual para futuros proprietários da região, para que construam casas sustentáveis. Se o valor arrecadado ultrapassar a meta, será possível imprimir o manual, revitalizar a orla da lagoa e limitar o acesso de veículos a algumas áreas.

Há recompensas para quem contribuir com o projeto. Para conhecê-las, acesse a página de doação.