Ação transforma banners em áudio para deficientes visuais
As pessoas com deficiência visual utilizam o leitor de tela para navegar na internet. Esse recurso lê cada item das páginas para o usuário. Mas nem todo conteúdo é acessível para esse público, como por exemplo, os banners, que são lidos por códigos formados por diversas letras aleatórias.
Em parceria com a Fundação Dorina Nowill, a agência de publicidade Lew’LaraTBWA criou o projeto The Hacker Spot para estimular o cumprimento da lei nº 13.146/2015, que determina que os recursos de acessibilidade sejam obrigatórios em qualquer canal virtual.
Com o objetivo de tornar todo o conteúdo acessível e inclusivo, a linguagem de programação dos banners de diversos anunciantes foi substituída por spots informativos que trazem notícias sobre cursos, leis, dicas, eventos e experiências motivacionais para pessoas com deficiência visual.
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Os textos das campanhas foram aplicados sobre os códigos dos banners. Assim, o leitor de telas deixou de ler uma série de letras aleatórias e passou a transmitir mensagens, como: “Olá, esse é o espaço da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Para contribuir com a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência visual proporcionamos programas e cursos de reabilitação, educação especial, empregabilidade e acesso à informação. Pressione enter para acessar nosso site e saber mais”.
Ao final do spot escutado no banner, os usuários podem apertar a tecla “enter” e se direcionar para o site da instituição, que também é acessível e contém informações úteis sobre a deficiência visual para pessoas cegas e com baixa visão.
Quem quiser participar da campanha e tornar o banner do seu próprio site acessível, utilizando inclusive os spots da Fundação Dorina Nowill, basta acessar www.thehackerspot.com.br e seguir o tutorial. O portal, que também é inclusivo, ainda traz depoimentos de todas as pessoas que participaram da campanha.
Para saber mais acesse: www.fundacaodorina.org.br.