Amazonense de 19 anos cria óculos de realidade virtual

Gabriel de Oliveira, que desenvolveu o óculos de realidade virtual

Um óculos de realidade virtual que utiliza smartphones para gerar cenários com som e imagens em 360 graus. Esse é o protótipo do High Tech VR, projeto desenvolvido por Gabriel de Oliveira, 19 anos, com apoio da Fapeam (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) e do centro de empreendedorismo da Uninorte (União Educacional do Norte).

O estudante, que está concluindo o ensino médio na Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, em Manaus (AM), disse à Agência Brasil que a ideia do projeto surgiu por meio de pesquisas, principalmente na internet, para saber o que já existia no mercado na área de realidade virtual. “O que a gente resolveu foi criar algo novo, baseado no que já existia, mas que fosse melhor e mais acessível às pessoas.”

A intenção é colocar o usuário do equipamento no mundo virtual de “forma imersiva e interativa, fazendo ele se sentir lá dentro e conseguir interagir com o ambiente em 360 graus, ou seja, para onde ele olhar, vai ver alguma coisa”, explica. Segundo ele, a utilização é feita inserindo o smartphone no suporte frontal dos óculos. Também é possível conectá-lo a um computador, via cabo USB ou rede wi-fi.

Os próximos passos do projeto, segundo Gabriel, são melhorar a ergonomia e o design dos óculos _ que é feito em fibra de carbono_, viabilizar a produção em larga escala e firmar parcerias para criação de aplicativos, trabalhos personalizados e, principalmente, a comercialização do produto. A expectativa é que ele seja vendido já no ano que vem ao preço máximo de R$ 350.

Por QSocial