Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Aos 97 anos, mineira se forma em Direito

Por: Redação
Crédito: Thaís Dutra/Divulgação TJ-MG
Crédito: Thaís Dutra/Divulgação TJ-MG

Fazer um curso superior sempre foi um sonho da nonagenária Chames Salles Rolim. Mas ela só decidiu entrar para a faculdade após a morte do marido, com quem foi casada por 63 anos, que era bastante ciumento e não aprovava a ideia.

Aos 97 anos, ativa, lúcida e com dez filhos criados, a mineira de Santa Maria de Itabira acaba de receber o diploma de bacharel pela Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa). E quer ser útil para a sociedade.

“Sei que a minha idade não me dá muito prazo”, diz. “Por isso o que eu quero é ser útil a quem me procurar, compartilhar o conhecimento. Se eu não souber responder algo, vou orientar a pessoa a buscar quem saiba.”

Filha de libaneses, ela acredita na instrução como ferramenta de transformação social. “O ser humano deve aprender a distinguir entre o bem e o mal e, para isso, precisa ter acesso a uma fonte esclarecedora”, afirma. “Se eu puder ajudar nisso, ficarei muito feliz.”

Para quem acha que a idade é um empecilho para a busca de novos conhecimentos, ela responde: “Paresse!” (que, em francês, significa preguiça). E complementa: “A gente sempre pode aprender, mesmo que seja a conviver melhor com as pessoas”.

Com informações do TJ-MG

Por QSocial

Compartilhe:

Tags: #Direitos