Aplicativo facilita doação mensal para ONGs

Poder contribuir com uma causa diferente a cada mês, via smartphone, é o diferencial do Equalizze, aplicativo lançado ontem em São Paulo e que estimula o comprometimento do cidadão com doações para projetos sociais.

Telas do aplicativo Equalizze mostram como selecionar os projetos sociais que receberão as doações

A startup criada pelo administrador de empresas André Felli Alves, 30 anos, é uma plataforma de financiamento coletivo que oferece atualmente um cardápio de nove organizações da sociedade civil que trabalham em quatro áreas _ assistência social, educação, meio ambiente e saúde. 

O funcionamento é simples: o usuário baixa o aplicativo, gratuitamente, na Apple Store ou no Google Play, faz um cadastro e estabelece o valor mensal de sua contribuição (de R$ 30 a R$ 180). A cada mês, ele seleciona a ação que pretende apoiar e pode compartilhar com suas redes sociais, dando mais visibilidade à causa.

Assim que a contribuição for confirmada, o valor é repassado à organização escolhida, e o Equalizze verifica se o dinheiro foi realmente empregado no programa.

“O objetivo é oferecer ao usuário uma lista de ONGs reconhecidas por seu trabalho. Como vamos fazer a prestação de contas, as organizações que passarem por essa avaliação receberão um selo de idoneidade”, afirma André.

Por ora, somente organizações de São Paulo estão na plataforma, mas a ideia é expandir. ONGs que tenham interesse em participar do Equalizze devem enviar um e-mail para contato@equalizze.com. Há uma avaliação e, após a aprovação, o projeto é inserido no aplicativo.

Do total dos recursos arrecadados, 2% são retidos para reinvestir na plataforma e, após o desconto das taxas de cartão de crédito, o restante é direcionado às organizações.

Por QSocial