Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Aplicativo permite visitar acervos e interagir com obras de arte

Os usuários podem ter acesso a uma mostra coletiva de artistas cinéticos

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Em muitas cidades, os museus e galerias de artes ainda continuam fechados devido à pandemia. Mas é possível contemplar acervos e obras na tela do seu celular.

A startup UXart lançou um aplicativo que permite aos usuários interagir com obras de arte por meio de mapas 3D via geolocalização, portais 360º imersivos e sistema de scanner interativo.

obras de arte
Crédito: DivulgaçãoApp ua realidade aumentada para usuários interagirem com obras de artes

Na plataforma, hospedada na nuvem pública da IBM, é possível acessar obras icônicas de Marta Minujín e uma mostra coletiva de artistas cinéticos com curadoria de María José Herrera e ainda visitar virtualmente o primeiro campus experimental de arte, tecnologia e paisagem chamado Isla El Descanso, localizado nos arredores de Buenos Aires (Argentina).

Aos todo são mais de 50 experiências e obras de arte digitalizadas de renomados artistas cinéticos.

Este museu totalmente digital está disponível para download gratuito no iOS e Android, em inglês e espanhol.

obras de arte
Crédito: DivulgaçãoMiguel Angel Vidal, obra feita por computador

Você é o curador

O aplicativo oferece ao usuário a possibilidade de ser seu próprio curador e criar uma experiência única e pessoal explorando as diferentes opções de exibição e interação:

  • Conteúdos 3D e 360º: A plataforma oferece uma amostra de 16 artistas consagrados da arte da Argentina, França, Itália e Paraguai, que inclui obras recriadas digitalmente. Por exemplo, a conceituada obra de Marta Minujín intitulada “Pagamento da dívida externa” (1985), reconstruída em 3D, onde a artista conhece Andy Warhol; e também uma das primeiras obras de arte criadas por computador: uma colaboração entre Miguel Ángel Vidal e computadores IBM em 1969.

obras de arte

  • Experiência de realidade aumentada e geolocalização*: O usuário pode desfrutar de um mapa 3D e explorar diferentes experiências por meio de um avatar de astronauta, diretamente de casa ou no mesmo local físico do mapa. Conforme os usuários selecionam suas próprias experiências, eles podem escolher:
  • visitar a Isla El Descanso, o primeiro parque botânico-cultural e campus experimental de arte e tecnologia do Delta da Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA). Aqui você pode ver vídeos de 360 graus do florescimento do parque antes da primavera e obras de arte em 3D em seus jardins.
  • explorar o UXart Lab, com portais de realidade aumentada interativos com uma mistura de artistas cinéticos como Eduardo Mac Entyre, entre outros.

Compartilhe: