Aplicativo ‘lê’ prateleira para medir vendas

O espaço de um produto disponibilizado nas prateleiras de supermercados assim como o tempo (semanal ou mensal) com que são repostos costumam ser definidos a partir de contratos entre o estabelecimento e a marca. Para isso, funcionários são contratados para checar pessoalmente se o acordo comercial é cumprido. O aplicativo Shelfpix promete simplificar o trabalho com base em imagens.

Com a ferramenta no celular, o funcionário tem a possibilidade de filmar e registrar imagens da gôndola do supermercado. O objetivo é formar imagens panorâmicas, que são, automaticamente, enviadas para o servidor da Shelfpix como o nome do funcionário, o local e o horário do registro.

Com um algoritmo, o servidor processa a foto e descobre, por exemplo, a quantidade de embalagens de sucos na prateleiras, seu volume, os centímetros que ocupam e qual o sabor.

Cada verificação custa de R$ 0,25 a R$ 1. O valor cai com o aumento do volume. Até o momento, já foram investidos R$ 2,5 milhões na empresa. O plano é faturar de R$ 2 milhões a R% 3 milhões já em 2015.