Artesão desenvolve primeira bateria compacta do Brasil

Por: Redação

Se você quer ser um baterista, tenha um carro! A frase, amplamente difundida entre os percussionistas, tem um motivo: considerado um dos instrumentos musicais mais pesados e complexos, uma bateria convencional chega a pesar em média entre 40 e 70 kg, e a ter mais de 20 peças soltas, entre tambores (de diversos tamanhos e timbres), pratos e ferragens.

Pensando em oferecer aos músicos maior praticidade para se locomover com o instrumento, o artesão Tiago Domingues criou a Percubo, primeira bateria compacta totalmente criada e desenvolvida no Brasil.

Chamado de Percubo, a bateria pesa 25 kg e pode ser montado em 5 minutos

O instrumento pesa pouco mais de 20 kg, medindo 60 cm de altura, 35 cm de largura e 55cm de comprimento, vem fazendo sucesso entre os músicos nacionais.

Formado em Música Popular pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Tiago cresceu em uma família de músicos, e quando criança começou a se interessar pelo instrumento que hoje é sua maior inspiração.

Em paralelo à carreira de músico, Tiago sempre foi um apaixonado por madeira, e em 2012 criou a Mafagafo, marca especializada em brinquedos de madeira.

O primeiro protótipo da Percubo nasceu em março de 2016, e desde então 17 baterias já foram vendidas

O primeiro protótipo da Percubo nasceu em março de 2016, e desde então 17 baterias já foram vendidas. Cada uma custa R$ 1.990 e está à venda pelo site Elo7, marketplace de produtos criativos e autorais.

De acordo com Thiago, a bateria consegue oferecer ao músico detalhes importantes para a sua execução e transporte, como regulagem de inclinação e altura, ferragens em aço inox, cascos em eucalipto, rodas para transporte, e tambores afináveis com volume e ressonância equilibrados. E o melhor: tudo isso em menos de 25  kg e que pode ser montada em cerca de 5 minutos.

A Percubo estará em exposição para o público na Expo Music (Feira Internacional de Música, Áudio, Iluminação e Acessórios), que acontecerá de 4 a 8 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Compartilhe:

Tags: #bateria